A zona de Perafita e Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, abraça um vasto terreno de 27 hectares destinado a inaugurar uma nova era habitacional no Grande Porto. Este ambicioso plano imobiliário, conhecido como OPO City, vislumbra a construção de uma variedade de edifícios multifuncionais, que não só proporcionarão moradias, mas também espaços comerciais e serviços.
De acordo com o Jornal de Notícias, o processo de obtenção do licenciamento ambiental para o loteamento do OPO City encontra-se em fase de discussão pública até 8 de maio, com a construtora Mota-Engil encarregue da urbanização dos terrenos.
Estes terrenos, atualmente ocupados em grande parte por instalações industriais, situam-se nas imediações da Decathlon e na proximidade do polo comercial que engloba o Mar Shopping e a Ikea.
Os promotores imobiliários por trás deste projeto, cujos nomes permanecem desconhecidos, têm como objetivo primordial criar uma comunidade urbana sustentável neste espaço. Num primeiro momento, pretendem-se estabelecer infraestruturas básicas, como abastecimento de água, saneamento e energia, bem como melhorar as acessibilidades.
É relevante mencionar que o OPO City foi apresentado durante o MIPIM, o principal evento global do setor imobiliário, sediado em Cannes, na França. Embora ainda não haja uma data definida para o início das obras, estima-se que estas terão uma duração aproximada de um ano e meio.
O conceito por trás do OPO City mistura elementos naturais com arquitetura contemporânea, concebido pelos prestigiados arquitetos do BIG, e aspira a criar uma nova centralidade que integra os conceitos de trabalho, habitação e conexão social. O empreendimento será um ecossistema conectado ao mundo, com foco em sustentabilidade, tecnologia, eficiência energética, produtividade e mobilidade.
Situado a escassos minutos do Porto, nas imediações das principais praias da região e do Aeroporto Internacional do Porto, o OPO City está estrategicamente posicionado no centro de uma rede de transportes. É um empreendimento de grande envergadura, com a visão de se tornar um novo epicentro, oferecendo uma miscelânea de unidades comerciais e residenciais.