CIN AquaStop

Uma candidatura pela liderança dos jovens

Uma candidatura pela liderança dos jovens

A candidatura #Gaia2024 – Capital Europeia da Juventude é uma oportunidade única para os jovens de Gaia. Trata-se de uma clara afirmação da clarividência das políticas de juventude que estão a ser implementadas em Gaia, consideradas de referência a nível europeu. De facto, o trabalho que temos realizado no concelho é consolidado e perpetuar-se-á bem para lá de 2024. Sem retorno possível.

A construção do Plano Municipal da(s) Juventude(s) de Gaia permitiu definir-se um caminho e um rumo a seguir. Este documento-âncora, construído com o contributo dos jovens, consubstancia uma visão plural da juventude, numa lógica inclusiva e de valorização em todos os seus domínios.

Seja como for, para além da construção do plano, ressalve-se a sua implementação no território, com alcance considerável em todas as diferentes “juventudes”. Hoje, orgulhamo-nos de ter o maior orçamento participativo jovem do país – o GOP + Jovem 2021, que na sua terceira edição disponibiliza um montante total de 360 mil euros para os projetos dos jovens. Orgulhamo-nos de projetos solidários como «Um Abraço numa carta», de promoção do convívio intergeracional entre jovens e seniores. Ou a recente «Academia Adulting 101», em que preparamos os jovens para o mercado de trabalho através de conversas informais com profissionais reconhecidos nas respetivas áreas. É com agrado que verifico a nossa participação em projetos de grande alcance europeu, como a European Platform for Learning Mobility ou o Edu4Europe.

A candidatura #Gaia2024 representa a vontade dos jovens de serem um farol de liderança inclusiva a nível europeu. A redação dos onze capítulos que compõem este importante documento foi realizada, na sua maioria, por jovens. Toda a candidatura, envolta no slogan da liderança, pressupõe que sejam os jovens e as associações juvenis a liderarem toda a estrutura de Capital Europeia da Juventude. Só assim tudo faz sentido: depois da capacitação e do empoderamento, temos a legítima ambição de alcançar um próximo passo de compromisso com os jovens na liderança de um tão importante processo. Determinante para as suas vidas. E para o seu território. No documento, contamos com cartas de apoio da Presidência da República, do Governo de Portugal, do Conselho Nacional de Juventude, da FNAJ, da FAJDP, da FAP e de diversos municípios do país. Somos uma candidatura nacional e lusófona, com uma programação ambiciosa e que não se limitará a replicar as iniciativas chanceladas por Gaia.  Somos os nossos embaixadores #Gaia2024, compostos por jovens mediáticos e por outros anónimos, valorizando-os na mesma escala de importância. Todos juntos, sem patamares. Sem ranking ou barreiras geográficas! Queremos ir mais além, dando a conhecer o que de melhor se faz em Portugal! Todos juntos!

Em Gaia, preparamos toda a candidatura desde bem cedo. Em novembro de 2018 apresentamos a nossa visão #Gaia2024 a toda a população. Seguiu-se, em 2019, uma Assembleia Zero, em que recolhemos contributos de toda a sociedade civil. Apesar de ser uma candidatura dos jovens, rejeitamos a visão de território como uma espécie de ilha. Queremos uma candidatura inclusiva também na sua abrangência de envolvimento de todos os agentes do território. Para que todos possam usufruir desse grande projeto e dessa possível grande vitória.

Apesar do espírito competitivo e da vontade de vencer, vemos a candidatura #Gaia2024 como um legado material e imaterial que se perpetuará bem para lá de 2024. A futura construção do Centro Europeu de Liderança Jovem permitirá um reforço da captação da dinâmica de juventude em toda a sua abrangência. Aí, bem para lá de 2024, queremos que os jovens continuem a ser os principais intervenientes de todo o processo. Queremos que a candidatura dê mais asas, abrace novos projetos, desafios, oportunidades de emprego e de valorização profissional e pessoal. Queremos que valorize o Conselho Municipal de Juventude, as associações juvenis, os jovens em geral. Mesmo aqueles que participem ocasionalmente, ou mesmo não participem, nas atividades do Gabinete de Juventude.

A nossa candidatura não exclui ninguém.

É este o nosso caminho.

É por isso que somos #Gaia2024.

Elísio Pinto
Vereador da Juventude e Voluntariado Jovem da Câmara Municipal de Gaia

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/gastronomia-dos-acores-e-madeira-na-sabe-bem-de-outono/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240921-ta5&utm_campaign=sabebem63

Viva! no Instagram. Siga-nos.