PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Um orgulho! Francisco Montes é de “prata”, em Campeonato Europeu de Natação

Um orgulho! Francisco Montes é de

Nunca é demais enaltecer aqueles que levam bem alto o nome de uma cidade e, neste caso, de um país. É precisamente esse o caso de Francisco Montes, que, em mais uma proeza que a todos nos enche de orgulho, alcançou a medalha de prata nos 800 metros livres, no Campeonato da Europa de Natação DSISO (sigla em inglês que significa “Organização Internacional de Nadadores com Síndrome de Down”).

A prova ocorreu em Itália, mais concretamente na cidade de Pádua, muito perto de Veneza. Numa competição que apenas termina no sábado, dia 9 de setembro, entraram na água 90 atletas, oriundos de 13 países, neste caso: Estónia, Grã-Bretanha, Itália, Irlanda, Portugal, Polónia, Roménia, Espanha, Eslovénia, Turquia, Brasil, África do Sul e Estados Unidos da América. 

Ao Campeonato da Europa, Portugal levou 10 nadadores, sendo que o destaque, como não poderia deixar de ser, vai para Francisco Montes, nadador da ADADA (Associação de Desporto Adaptado do Porto), que compete em 4 categorias: 100, 400, 800 e 1500 metros livres.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Todas as medalhas são especiais, mas para Francisco Montes, subir ao pódio não é propriamente uma novidade, na medida em que o atleta já se habituou ao reconhecimento das medalhas. Recorde-se que, em 2021, foi campeão europeu de 1500 metros livres, tendo sido, no ano posterior, em 2022, campeão mundial de 4×200 metros livres, numa prova que foi disputada no Algarve, mais concretamente em Albufeira.

Foto via Ágora

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz