PUB
Recheio 2024 Profissional

Um orgulho! Em Gaia, há uma aluna do 12º ano que é… astronauta!

Um orgulho! Em Gaia, há uma aluna do 12º ano que é... astronauta!

Nunca é demais falar naquilo que nos orgulha. Posto isto, é altura de falar em Cátia Silva. Para quem não conhece o nome, trata-se de uma jovem astronauta, de Vila Nova de Gaia, aluna do 12º ano.

A estudante e astronauta foi recebida, esta terça-feira, 31 de outubro, na Divisão Municipal da Juventude, em Gaia, numa apresentação da iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia, organizada pela Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space. 

Devido à iniciativa em questão, houve a possibilidade única para 30 estudantes de “realizar um voo parabólico e de experimentar condições de microgravidade semelhantes à gravidade zero, tal como os astronautas que viajam ao espaço”, tal como cita o portal de notícias da Câmara de Gaia.

As instruções foram bem dadas e não podiam ser mais claras. Para o voo, precisou-se de fazer múltiplas manobras aéreas de subida e descida, a partir de uma altura de 6.000 (!) metros. Em termos de duração, o voo teve cerca de 1 hora e 45 minutos, sendo que foi dividido em 15 parábolas. Dentro deste número total, há a divisão entre as 3 primeiras, onde se simulam os efeitos da gravidade, tal como se sente na Lua ou em Marte. Nas restantes 12, foi possível sentir os efeitos da gravidade zero.

Numa experiência verdadeiramente incrível, Cátia Silva, aluna da Escola Secundária Inês de Castro, e também embaixadora desta iniciativa, não escondeu as emoções por detrás de uma oportunidade que, certamente, guardará para a vida.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Como passei grande parte do voo sentada, só na última parábola eu estava a rodar e a colocar-me de cabeça para baixo, e até houve um momento em que eu não consegui saber para onde eu estava virada de todo. Juntamente com os astronautas Jean-Françoies Clervoy e Matthias Maurer, fiz essa última parábola a flutuar” – refere a astronauta, de acordo com a mesma fonte de informação. 

Como se a viagem não fosse suficiente, ainda houve a possibilidade de visitar a Base Aérea nº11, nos dias anteriores ao voo, de forma a perceber quais as reais funções e atividades da Força Aérea.

Na iniciativa levada a cabo pela Portugal Space, o vereador da Juventude, Elísio Pinto, deixou um agradecimento a Cátia, em particular, lançando o desafio aos restantes jovens de se aventurarem numa experiência, literalmente, de outro mundo.

Foto: CM Gaia

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce