Depois de uma semana longa de trabalho, é mais do que merecido usufruir do fim de semana, ao fazer atividades diferentes do dia a dia. Posto isto, nada melhor do que um “Wine Festival”, ou seja, um Festival de Vinho, para celebrar. Nos dias 21 e 22 de outubro, sábado e domingo, a Alfândega do Porto vai receber a Harvest Edition, que visa “celebrar as vindimas e as novas colheitas de pequenos e médios produtores portugueses”, tal como é referido em nota à imprensa..
O que há para descobrir? Eis uma pergunta à qual a resposta não é muito complicada. Será possível conhecer novos produtores a lançarem-se no mercado, como são exemplo Eptus, Cão Vadio Winery, ou Quinta Fonte da Pipa, que se introduzem em grande no mercado, com vinhos medalhados.
Trata-se do evento perfeito para relaxar, até porque existirão “vinhos tranquilos”, que fazendo jus à sua própria categoria, prometem deliciar as suas papilas gustativas. Uma das marcas deste tipo de vinhos, que se diferenciam pelo facto de não conterem gás, é a Morgado de Outiz que vai aproveitar o evento na Alfândega para estrear, em primeira mão, a sua nova marca de “vinhos tranquilos”.
O Harvest Edition, no Porto, vai ser uma verdadeira compilação do melhor que o mundo da enologia tem para oferecer. Como a organização refere, irão ser recebidos vinhos destacados “em concursos de prestígio internacionais e nacionais, que nos trazem os produtores: Rapazotes, Restrito, Tongobriga, Quinta do Cume, ValleyCo, Bago de Ouro, Quinta de Corriças, Casa de Compostela, Quinta do Zimbro, Encantos da Quinta entre outros”.
Ainda que o festival seja destinado a todos, os experts têm uma palavra a dizer sobre o assunto, na medida em que “o programa contempla 5 provas comentadas no sábado e 5 no domingo, realizadas pelo Wine Expert Paulo Pimenta”, que dará o seu parecer mais técnico acerca daquilo que será possível provar.
E por falar em provar, nada como complementar alguns dos melhores vinhos do país (e do mundo) com comida especialmente adequada para a ocasião. Quando a barriga começar a dar horas, pode optar por “dar um salto” na zona de gastronomia do local, onde encontrará presunto serrano, queijo da serra, pastéis de carne, empadas, docinhos variados, azeite infusionado com limão Khefir, entre muitas outras iguarias que farão crescer água na boca.
Para além disso, haverá também música ambiente para o ajudar a relaxar, que será da responsabilidade do DJ Tatá Pimental, que irá escolher a playlist certa para promover a envolvência adequada para um evento que, mais do que um festival de vinho, se trata de uma experiência.
O Harvest Edition está, assim, de regresso à Alfândega do Porto, nos dias 21 e 22 de outubro, sábado e domingo, para mais uma edição que promete ser do agrado das papilas gustativas de quem por lá passar.
Os bilhetes ainda se encontram à venda nos locais habituais, sendo que também é possível comprar no local.