PUB
CIN Woodtec

Um ano depois das enxurradas, Bairro dos Moinhos foi adquirido pela Câmara do Porto

Um ano depois das enxurradas, Bairro dos Moinhos foi adquirido pela Câmara do Porto

A Câmara Municipal do Porto formalizou recentemente um acordo amigável com os oito proprietários para a aquisição do Bairro dos Moinhos, que foi alvo de fortes enxurradas há cerca de um ano. O acordo abrange as 32 edificações do bairro, algumas das quais encontravam-se em estado de ruína.

“Depois das enxurradas, que, no início de 2023, danificaram várias habitações no Bairro dos Moinhos, situado na freguesia do Bonfim, a prioridade do Município foi o de garantir a segurança do local. Para isso, foram feitas avaliações preliminares e contactos com os proprietários para que a Câmara do Porto procedesse à aquisição total daquela ilha nas Fontainhas”, afirma a autarquia.

Em outubro do ano passado, após outro episódio de inundações, Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, reiterou a intenção do Município em adquirir as habitações para a criação de “bacias de retenção”.

A Domus Social já realojou 16 agregados familiares, sendo que um decidiu prescindir do realojamento, e outro já possuía habitação própria “pelo que não foi realojado pela empresa municipal”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Quanto ao futuro do local, a autarquia declarou que o Bairro dos Moinhos não será destinado a habitação.

Em colaboração com a Águas e Energia do Porto e outras entidades, a Câmara Municipal está a desenvolver “um estudo integrado à escala da bacia hidrográfica da ribeira do Poço das Patas, com vista a promover a sua resiliência aos efeitos das alterações climáticas”. Através deste será possível “analisar o território e identificar medidas de mitigação dos caudais de ponta elevados decorrentes de fenómenos extremos de precipitação, pretendendo-se bacias de retenção”, como previsto no Plano Diretor Municipal (PDM).

Foto: DR / Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem