
Os UHF lançaram o tema “Ucrânia Livre”, uma música em homenagem à Ucrânia, onde a banda pretende demonstrar a solidariedade dos portugueses e artistas nacionais.
“Ucrânia Livre é o meu contributo para minimizar o esforço de todos (os direitos de autor da canção serão entregues para auxílio aos refugiados), para que o Mundo Livre não esqueça que a pata cardada não pode esmagar o desígnio de um povo. Que a canção desperte o melhor que o ser humano tem: solidariedade, amor fraterno, equilíbrio, paz.”, lê-se no comunicado recebido pela VIVA!.
O tema é uma adaptação “Sarajevo (Verão de 92)”, uma canção de intervenção social, que retrata a “barbaridade da guerra que renasceu na Europa em 1992”. Nesse ano, as repúblicas que formavam a Federação da Jugoslávia lutavam pela independência.
“Há 30 anos, reagi à estupidez de uma guerra fratricida, que destruiu os corações e revolveu as cidades dos Balcãs: eram vizinhos contra vizinhos num genocídio étnico-religioso que nos trazia o Holocausto de volta: Sarajevo (verão de 92) foi a canção que escrevi”.
Os fundos obtidos com a canção revertem para as ações de apoio à Ucrânia.