CIN - Branco Perfeito

U. Porto vai ter água grátis no próximo ano letivo

U. Porto vai ter água grátis no próximo ano letivo

A Universidade do Porto vai oferecer uma garrafa de água reutilizável no ‘kit’ de boas-vindas aos novos estudantes que chegam em setembro, reduzir o teor de sal na sopa e no pão, criar lanches saudáveis e eliminar os refrigerantes das cantinas.

As medidas foram conhecidas no início desta semana e fazem parte do Plano de Ação para a Promoção da Alimentação Saudável, uma iniciativa que surgiu após um estudo, elaborado pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) para a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), revelar que a “oferta nas máquinas de venda automática das instituições de Ensino Superior de todo o país peca na disponibilização de alimentos saudáveis, estando quase exclusivamente preenchidas por alimentos e bebidas com altos teores de açúcar e sal”, lê-se no portal de notícias da instituição.

José Castro Lopes, pró-reitor da Universidade do Porto explicou à Agência Lusa, segundo o Notícias ao Minuto, que o plano se divide em duas áreas, apontando a “objetivos alimentares”, através do “aumento do consumo de água e dos hortofrutícolas” e da “redução do consumo de açúcar e do sal”.

Paralelamente, a instituição pretende “promover a literacia alimentar e nutricional”, através da realização de workshops de culinária, tentando, desta forma, “desenvolver competências na área da escolha/compra e preparação de alimentos” assim como “promover uma formação breve em alimentação saudável” junto dos responsáveis dos serviços de alimentação da Universidade.

O plano entrará em vigor já no próximo ano letivo e terá “uma duração de dois anos”, garantiu o responsável, de acordo com a publicação citada.

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz