Philips

U.Porto continua entre as 400 melhores universidades do mundo

U.Porto continua entre as 400 melhores universidades do mundo

A edição de 2020 do Academic Ranking of World Universities, um dos mais prestigiados rankings internacionais do ensino superior, elaborado anualmente pela Shanghai Ranking Consultancy, volta a colocar a Universidade do Porto entre as 400 melhores universidades do mundo.

Pelo 10.º ano consecutivo, a Universidade do Porto (U.Porto) surge entre as 301 e as 400 melhores universidades do mundo no Ranking de Xangai.

Este ranking analisa seis critérios, que avaliam “a qualidade da educação, a qualidade dos docentes, a produção científica e a produção per capita”. De referir que foram avaliadas mais de 2000 instituições de ensino superior de todo o mundo.

“A U.Porto destaca-se pela pontuação de 45,8 (superior ao último ano), relativamente ao número de publicações indexadas no Social Sciences Citation Index 2019 do Web of Science. No número de citações por artigo, a Universidade do Porto teve 10,2 de pontuação e de 19,1 no desempenho global da instituição por docente”, indica a instituição portuense.

Além da U.Porto, Portugal conta com mais cinco universidades entre as “mil melhores do mundo”: a Universidade de Lisboa integra o grupo das 151-200 universidades mundiais; a Universidade do Minho aparece entre as 401 e 500. Seguem-se as universidades de Aveiro e de Coimbra, no grupo das 501-600, e a Universidade Nova de Lisboa, entre as 601 e 700 melhores do mundo.

As universidades de Harvard e de Stanford, nos Estados Unidos, lidaram a tabela, respetivamente no 1.º e 2.º lugar da avaliação feita à escala global. A Universidade de Cambridge, no Reino Unido, ocupa a 3.ª posição.

De recordar que, em julho, o ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects 2020 classificou a U.Porto como a 15.ª melhor do mundo na área de Ciência e Tecnologia Alimentar, além de a colocar ainda entre as 75 melhores em Veterinária e de se destacar entre as 100 melhores nas disciplinas de Engenharia Biomédica e Engenharia Química.

A U.Porto distinguiu-se também como líder nacional em nove das disciplinas analisadas: Biotecnologia, Farmácia, Saúde Pública, Enfermagem e Ecologia, estando ainda no topo nacional as áreas de Medicina Clínica, Medicina Dentária, Tecnologia médica e Ciência e Tecnologia dos Instrumentos.

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.