PUB
Recheio 2024 Institucional

Turistas no Porto deverão pagar taxa maior

Turistas no Porto deverão pagar taxa maior

Esta segunda-feira, dia 8 de abril, vai ser de particular importância. Isto porque a Câmara do Porto vai votar a subida da Taxa Municipal Turística, em reunião executiva.

Recorde-se que, inicialmente, José Rio Fernandes defendia que o valor justo a cobrar aos turistas era de 2,81 euros. No entender do coordenador do trabalho, “face ao crescimento da procura turística, verifica-se que o valor cobrado é reduzido relativamente a outras cidades com intensidade turística superior ou idêntica”.

Sobre o assunto, o presidente da Câmara do Porto refere que a Invicta é um destino de eleição. Por isso mesmo, defende a necessidade de um investimento contínuo, tanto em obras de manutenção, construção, reabilitação e requalificação dos bens públicos e privados municipais, como na implementação de medidas que visam a preservação da qualidade de vida dos munícipes” (via Câmara do Porto)

Por tudo isso, o município considera que a taxa deve ser revista. Isto porque a Taxa Municipal Turística deve ser participativa e conseguir adaptar-se ao que o panorama atual exige por parte da comunidade portuense.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Posto isto, como se calculam os valores? De acordo com o administrador da GO Porto, Manuel Aranha, a fórmula é simples: dividir a despesa anual no setor do turismo pelo número de dormidas. 

Sendo assim, é previsível que a taxa vá aumentando aos poucos. Tal acontece porque o Porto continua a crescer e a ser alvo de interesse por parte de muitos turistas.

Como refere Rui Moreira, a cobrança representa uma “forma a garantir a equidade e a justiça na distribuição dos encargos gerados pela pegada turística”.

Fotografia: Pexels

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce