PUB
Recheio 2024 Profissional

Turistas continuam a encarar Portugal como um destino de sol e mar

Turistas continuam a encarar Portugal como um destino de sol e mar

“Nos últimos anos, o que mudou, ou aquilo que evoluiu, foi um viajante distinto, sobretudo no caso de Lisboa ou Porto, em que a motivação é outra, um short-break ou fim de semana prolongado. A grande evolução que houve a nível do perfil [do turista que visita Portugal] tem a ver com o crescimento das cidades”, explicou.
De acordo com dados do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), mais de 62% dos turistas que viajaram até ao Porto e à região em 2012 utilizaram companhias de baixo custo, provenientes de França, Espanha e Reino Unido, pretendendo, acima de tudo, experimentar a gastronomia local. Este ano, o Observatório do Turismo de Lisboa traçou o perfil do passageiro das companhias aéreas de baixo custo que visita a capital portuguesa como sendo um homem com ensino superior que viaja em lazer, marca a viagem pela Internet e fica alojado na cidade entre três e seis dias.
Para Luís Matoso, Portugal precisa de estabelecer um maior equilíbrio entre aquilo que é o produto sol e mar e outras atrações, em especial para casos como o Algarve, onde o combate à sazonalidade tem de ser trabalhado.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil