PUB
Recheio 2024 Institucional

Turismo no Porto vai de vento em popa e atrai cada vez mais americanos

Turismo no Porto vai de vento em popa e atrai cada vez mais americanos

Até poderíamos dizer que o Porto está na moda, mas quando uma cidade é tão procurada há tanto tempo, não é só moda, é quase um dado adquirido. Face ao ano transato, 2023 cresceu 27% em termos de taxa de ocupação hoteleira, no Porto e no Norte do país.

No topo de uma lista que engloba, não só hotéis como alojamentos locais, encontram-se espanhóis e franceses, que, ano após ano, continuam a visitar o Porto, no entanto o grande destaque vai para os norte-americanos, que têm procurado, cada vez mais, a Invicta.

De acordo com a vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, esse crescimento não se trata de um mero acaso. Antes pelo contrário, no seu entender, resulta de uma clara aposta em mercados de longa distância, como são exemplo países como Estados Unidos, Canadá ou Brasil. A vereadora acrescenta, ainda, que “o objetivo passa por aumentar a estadia média dos turistas na cidade. Estas pessoas vêm de mais longe, ficam necessariamente mais tempo. É para isso que estamos a trabalhar”, (via portal de notícias da Câmara do Porto).

Para além disso, a Invicta tem potenciado ao máximo tudo aquilo em que é forte. A gastronomia, os vinhos e a cultura são um grande ex-libris da cidade, que, juntamente com a Associação de Turismo do Porto (ATP), tem procurado rentabilizar essas mesmas características. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Nesse sentido, Catarina Santos Cunha refere que “sabemos que os norte-americanos, sobretudo ligados aos vinhos e gastronomia, visitam o Douro. O Porto, como membro das Great Wine Capitals, vem dando mais destaque a esta área”, tal como cita o portal de notícias municipal.

Dizem que os números não mentem, sendo que, neste caso, chegam até a ser bastante sintomáticos das tendências atuais. Com base numa análise recente do Turismo de Portugal, “os Estados Unidos posicionaram-se, em 2022, como o quarto mercado turístico para o destino Portugal aferido pelo indicador hóspedes (quota de 9,8%) e o quinto no indicador de dormidas (quota de 7,4%). Este mercado registou cerca de 1506,0 mil hóspedes que geraram 3443,6 mil dormidas. Estes valores conduziram a acréscimos de 335,9% e 327,5%, respetivamente, face a 2021” (via Porto.).

Já que estamos numa de recordes, eles não ficam por aí. Outro dado que exemplifica este boom turístico associado a países estrangeiros é o número de transações. Feitas bem as contas, são cerca de 270 milhões de euros que saíram através de cartões bancários de outras nacionalidades, o que representa mais 44% do que o que se verificou no ano transato.

Terminando da mesma forma como se começou, é possível concluir que o Porto está a deixar de ser apenas uma moda, passando a ser uma das cidades consagradas da Europa, em que o Turismo é um dos “pratos fortes”.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce