PUB
Recheio 2024 Profissional

Turismo Natal e Ano Novo

Turismo Natal e Ano Novo

Porto e Norte esperam enchente de turistas no Natal e fim do ano

A época natalícia e as festividades de final do ano já estão à porta e, em 2015, a cidade do Porto e o Norte do país esperam uma ocupação quase repleta, com maior visibilidade na passagem de ano.
A previsão da taxa de ocupação nos hotéis do Porto e Norte para o Natal são de 70%, estando já em cerca de 51%. Também o fim de ano promete, com as previsões a apontarem para uma ocupação de 100%, taxa que apresenta, nesta altura, um valor a rondar os 95%.

Na passagem de ano, e de acordo com dados da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), as unidades hoteleiras que têm programadas festas específicas ou que se situem em localidades onde há uma festa num espaço público, sãs as mais procuradas por turistas estrangeiros e nacionais.

hotel_yeatmanO presidente da TPNP, Melchior Moreira, revelou que “face aos números já existentes, é possível dizer que a taxa de ocupação atingirá facilmente os 100%, com especial atenção para as unidades do Porto e do Douro, se bem que haja já unidades no Minho, especialmente as que têm programa de ‘réveillon’, com ocupação de 90 e 100%”.

A região de Trás-os-Montes é aquela que possui uma taxa de ocupação hoteleira menor, também devido ao número menor de unidades de acomodação e às características dos alojamentos, que não têm uma grande abundância de programas para a noite de fim de ano. No entanto, apresenta melhores resultados que no ano de 2014.

As expectativas para o responsável da TPNP são bastante agradáveis, independentemente da sub-região escolhida pelos turistas. Melchior Moreira afirmou que existem várias unidades a indicar que este ano terão “seguramente” melhores resultados do que o ano anterior.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

passagem_anoTambém a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) revelou que os hotéis da Invicta e das redondezas contam com um número elevado de hóspedes, tendência que se tem vindo a verificar nos últimos anos.
O presidente da APHORT, Rodrigo Pinto Barros, indicou que há vários hotéis com programas de festas praticamente esgotados.
“É uma data que se está a vender bem e há uma aposta na Câmara do Porto em melhorar a oferta na cidade e trazer mais gente”, sublinhou o responsável.

A verdade é que os preços da estadia por noite registaram, este ano, um aumento entre os 10% e os 20%, mas os interessados, que são 50% turistas estrangeiros e 50% portugueses, também aumentaram.
O Norte  é, segundo o Trivago Hotel Price Index, a região portuguesa em destaque no crescimento da hotelaria, liderando o índice face ao mesmo período do ano passado, com uma subida de 10,61%. Em dezembro de 2014, pernoitar nesta região custava em média 66 euros por noite, contra os 73 euros que agora se registam.

passagem_ano2Por exemplo, o Grande Hotel do Porto, situado na emblemática Rua de Santa Catarina, apresenta uma taxa de ocupação de 40% para o Natal e de 90% para o réveillon. Mas os últimos quartos disponíveis incluem o jantar de passagem de ano e o almoço de ano novo.

O fenómeno take away é, este ano, uma novidade para as refeições do dia de Natal e também da passagem de ano.
Segundo o responsável da APHORT, “há uma grande procura para o take away”, e explica que se está a chegar “a uma fase da praticidade das famílias” portuguesas. Esta prática, que já acontece noutros países do mundo, está para ficar.  

Texto: Raquel Andrade Bastos

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce