PUB
CMPorto

Turismo em Matosinhos continua em crescimento

Turismo em Matosinhos continua em crescimento

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Foram cerca de 30.000 os visitantes que os postos de turismo de Matosinhos receberam em 2017, o maior número alguma vez registado. Um valor que traduz a consolidação do concelho enquanto destino turístico de referência.

No que ao ano anterior diz respeito, o número de turistas acolhidos nos dois postos de turismo de Matosinhos cresceu 76,5%, claramente acima da meta de crescimento de 8% estabelecida na Estratégia Turismo 2027. Nos dez anos anteriores, entre 2007 e 2017, o afluxo de visitantes registara um crescimento médio de 65,1%.
Para estes resultados contribuíram decisivamente “a variedade e singularidade dos recursos concelhios, nomeadamente as condições que a orla costeira oferece para a prática de desportos aquáticos, o património arquitetónico e artístico, a programação cultural e a qualidade da oferta gastronómica. Igualmente importante foi a aposta do Município nos ‘Caminhos de Santiago da Costa Atlântica’, assegurando melhores condições de receção e acompanhamento dos peregrinos, que  registam a sua passagem por Matosinhos com um carimbo criado especialmente para este fim”, explicou a autarquia em comunicado.
Refira-se que a política municipal na captação de eventos de cariz nacional e internacional tem também assumido um papel importante na dinamização do turismo em Matosinhos. “É ainda evidente o efeito positivo da estratégia de participação de Matosinhos em feiras de turismo nacionais e internacionais, promovendo o destino junto dos principais operadores turísticos”, acrescentou a autarquia.
Mas há outros fatores identificados pelo município, como o forte crescimento da procura turística que proporcionou ainda o desenvolvimento da economia local e cativou novos investimentos para o setor, traduzidos na criação de um grande número de alojamentos locais e na abertura de um hotel de quatro estrelas, estando prevista a instalação de seis novas unidades hoteleiras no concelho.  
Por outro lado, a valorização da gastronomia local e a criação da marca World´s Best Fish teve igualmente tradução na eleição de Matosinhos como destino gastronómico do ano de 2017 pela Revista de Vinhos.

PUBLICIDADE