Após mais de duas décadas de inatividade, o túnel pedonal dos Congregados, situado no centro do Porto, será reaberto para servir a nova Linha Rosa do metro. Esta decisão, anunciada em 2022 pelo gestor do projeto da Linha Rosa, Filipe Almeida, marca uma nova etapa para esta passagem subterrânea que foi inaugurada em 1964.
A reativação do túnel será fundamental para a transformação da área em torno da estação de São Bento. Um elevador será instalado na Rua da Madeira, em frente ao edifício da estação, para facilitar o acesso dos passageiros à nova linha, que terá ligação à Casa da Música.
De acordo com o Porto Canal, o acesso à estação subterrânea será principalmente através da antiga estrutura do túnel, enquanto a escadaria convencional será removida e o percurso pedestre nas galerias será renovado.
Embora o prazo para a conclusão da Linha Rosa tenha sido adiado, a Metro está a avançar com os trabalhos. A escavação já está em curso na Praça da Liberdade, assim como no túnel em direção ao Hospital Santo António.
Com uma extensão de três quilômetros, a nova Linha Rosa será totalmente subterrânea e conectará a Casa da Música a São Bento. Estima-se que transporte cerca de 30 milhões de passageiros no primeiro ano de operação.
Fotografia: wikipedia