PUB
Santander Saúde

Intercâmbio teatral: Troco x Troco

Intercâmbio teatral: Troco x Troco

“Troco x Troco” é o nome do projeto que envolve as companhias portuguesas A Escola da Noite, de Coimbra, Centro Dramático de Évora, Companhia de Teatro de Braga e a Seiva Trupe, do Porto. Do lado da Galiza, participam a Sarabela Teatro, de Ourense, e três companhias da Corunha: Teatro do Morcego; Teatro Atlântico e Teatro do Noroeste (este numa co-produção com o Centro Dramático Galego). A iniciativa, cujo objetivo principal é o aprofundamento das relações entre as produções dramáticas galega e portuguesa, sejam estas profissionais ou amadoras, pretende, acima de tudo, promover a comunicação intercultural entre ambos os países.

seiva2A ideia do projeto, que começou a ser desenvolvida no início deste ano, partiu da Consellería de Cultura, Educación e Ordanación Universitaria, através da Axencia Galega das Industrias Culturais (Agadic) e do Centro Dramático Galego (CGD), em colaboração com a Cena Lusófona – Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral. Na apresentação do programa, no Porto, Anxo Lorenzo, secretário-geral de Cultura da Xunta da Galiza, defendeu que urge “estreitar os laços entre a Galiza e Portugal”, uma vez que ambos os territórios estão “numa situação económica complicada, que faz com que seja preciso colaborar”, salientando, ainda, que esta “linha estratégica não deve vir a ser quebrada”. Júlio Cardoso, fundador e dirigente da Seiva Trupe e percursor do intercâmbio teatral entre os dois países, sublinhou que o Troco x Troco se distingue de outros projetos semelhantes pelo facto de se tratar de “uma iniciativa mais organizada e sistematizada, envolvendo oito companhias”. Samuel Rego, responsável pela Direção Geral das Artes (DGA) classificou o projeto como uma “aproximação da cultura de Portugal e da Galiza”, uma espécie de “primeiro passo de muitos outros”. Enquanto que o representante da Cultura da Xunta da Galiza salientou o apoio monetário e logístico dado pelo organismo, concretamente, a este projeto – cerca de 24 mil euros – o responsável português da DGA preferiu sublinhar o apoio financeiro prestado anualmente às quatro entidades portuguesas que participam neste projeto que ronda os 600 mil euros.  

seiva3Ciclo de espetáculos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Em Portugal, o ciclo de espetáculos apresentados pelas companhias galegas começa a 23 de outubro, no Teatro Circo, em Braga, e no Teatro Garcia de Resende, em Évora, terminando a 2 de novembro, com representações no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, e no Teatro do Campo Alegre, no Porto. Em cada uma das quatro cidades, o programa organiza-se sob a forma de “Mostra de Teatro Galego”, com a apresentação de quatro espetáculos em quatro dias consecutivos.
Na Galiza, o teatro português chega a 5 de outubro, ao Pazo da Cultura, em Narón, Corunha, com a apresentação de um espetáculo da Companhia de Teatro de Braga. Até ao final do ano, tanto a CTB como a Seiva Trupe apresentam quatro espetáculos em outras tantas cidades galegas: Narón, Ourense, Santiago de Compostela e Tuy. A Escola da Noite e o Cendrev farão o mesmo circuito ao longo do primeiro semestre de 2014.
A iniciativa, que foi considerada como mais um passo na consolidação das relações culturais entre a Galiza e Portugal, pretende, nas palavras da Xunta de Galicia, contribuir para que o diálogo “ultrapasse o âmbito exclusivamente profissional e implique também os espectadores de ambos os países”.

Texto: Marta Almeida Carvalho

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz