PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Três presidentes de junta tomam posse antes de Rui Moreira

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Três dos sete presidentes das juntas de freguesia do Porto, eleitos a 29 de setembro tomam posse na segunda-feira, véspera de o autarca da Câmara do Porto cessante, Rui Rio, passar a pasta ao sucessor, o independente Rui Moreira.

A candidatura de Rui Moreira – “O nosso partido é o Porto” – venceu nas eleições autárquicas cinco das sete freguesias do concelho, ficando Campanhã nas mãos do PS e Paranhos nas do PSD. Na União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, o novo presidente da junta, Nuno Ortigão, eleito pela candidatura de Rui Moreira, com 45,78% dos votos, toma posse na segunda-feira. Nesse mesmo dia toma também posse o novo presidente da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória (Centro Histórico), António Fonseca, da candidatura independente “O nosso partido é o Porto”, que obteve 36,5% dos votos.
Em Paranhos, a tomada de posse de Alberto Machado, reeleito presidente pela candidatura da coligação PSD/MPT/PPM ao alcançar 29,41% dos votos, está também marcada para segunda-feira. Já na terça-feira, poucas horas depois do novo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, assumir o cargo, o socialista Ernesto Santos, que obteve 36,06% dos votos, toma posse da Junta de Campanhã.
Sofia Maia, autarca de Massarelos desde 2011, depois de o social-democrata José Carlos Gonçalves ter abandonado o cargo alegando motivos pessoais e profissionais, assume na quarta-feira a liderança da União de freguesias Massarelos e Lordelo do Ouro, que venceu pela candidatura independente de Rui Moreira, com 38,13% dos votos.
Também no Bonfim e em Ramalde, os novos presidentes das juntas, José Manuel Carvalho e António Gouveia, respetivamente, ambos eleitos pela candidatura independente “O nosso partido é o Porto”, têm as tomadas de posse agendadas para quarta-feira. José Manuel Carvalho ganhou o Bonfim com 28,5% e António Gouveia venceu em Ramalde com 35,72% dos votos.
O Porto passou de 15 para sete freguesias no âmbito da reorganização administrativa do território, cuja lei foi publicada a 28 de janeiro. O novo mapa das freguesias foi desenhado pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do território, depois da Assembleia Municipal do Porto ter deliberado não se pronunciar acerca desta reforma.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem