PUB
Recheio 2024 Profissional

Três Prémios Pritzker no Porto

Três Prémios Pritzker no Porto
Curso de Estudos Avançados em Projeto de Arquitetura da FAUP

Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura e Rafael Moneo são os três arquitetos premiados com o Prémio Pritzker, o mais alto galardão mundial da Arquitetura, que farão parte do corpo docente do Curso Internacional de Estudos Avançados em Projeto de Arquitetura (EAPA) que a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto oferece a partir de outubro e até março do próximo ano.

O curso terá ainda entre os seus professores outros grandes nomes da arquitetura nacional e internacional como Georgio Grassi (que conjuntamente com Aldo Rossi é a principal figura de La Tendenza italiana), Alexandre Alves Costa (Prémio AICA / MC 2008, professor emérito da Universidade do faupPorto), Luca Orteli (diretor do IA, Institut d’architecture et de la ville da EPFL – Escola Politécnica de Lausanne), Adalberto Dias (arquiteto e docente da FAUP  e professor convidado em Lausanne, Veneza, Milão, Nápoles), Francesco dal Co (editor da revista Casabella), Luis Fernández-Galiano (editor da revista ArquitecturaViva) e Nicola di Battista (editor da revista Domus), entre outros.

Responder aos desafios da contemporaneidade

Este curso internacional em estudos avançados pretende explorar os desafios contemporâneos colocados pela emergência de novas tecnologias e configurações instrumentais. As profundas transformações em curso nos processos de encomenda e agentes implicados e as novas estratégias para a intervenção nos tecidos urbanos e seus patrimónios edificados, bem como a construção de novos olhares sobre o exercício concetual do projeto e da arquitetura, serão também abordados.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A iniciativa da Universidade do Porto, uma das 500 melhores do mundo, através da sua Faculdade de Arquitetura, que tem um elevadíssimo prestígio mundial, vai ainda procurar dar resposta de qualidade às crescentes solicitações do mercado de trabalho no sentido da formação de técnicos particularmente habilitados nesta área de crescente exigência na souto_mouraintegração e coordenação de conhecimentos disciplinares diversos.

Pretende, finalmente, proporcionar a multiplicação de oportunidades para uma relação mais estreita e profícua entre a Universidade e as instituições nacionais e internacionais, públicas ou privadas que, no exterior, têm por objetivo e missão intervir nesta área de problemas.

Master classes e seminários orientados por figuras internacionais

A coordenação do curso será assegurada pelos arquitetos Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Carlos Guimarães, e o programa prevê a realização de master classes e seminários com a presença de personalidades com reconhecimento internacional que marcarão diversos momentos do curso.

José Alberto Magalhães
Diretor de Informação

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem