PUB
Recheio 2024 Institucional

Três milhões de pessoas com tuberculose fora dos sistemas de saúde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta quarta-feira que mais de oito milhões de pessoas terão adoecido com tuberculose em 2012, sendo que três milhões ficaram fora dos sistemas de saúde.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No relatório anual sobre a tuberculose a nível mundial, a agência da ONU para a saúde reconhece que 56 milhões de pessoas foram tratadas com êxito desde 1995 e 22 milhões de vidas foram salvas no mesmo período. Além disso, o número de novos casos tem vindo a cair, o que permitiu alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) neste critério, e a taxa de mortalidade associada à tuberculose caiu 45% desde 1990, pelo que é possível alcançar os 50% previstos nos ODM.
Todavia, dos 8,6 milhões de novos casos estimados em 2012, apenas 5,7 milhões foram notificados aos programas nacionais de tuberculose, o que deixa uma em cada três pessoas doentes fora dos sistemas de saúde em todo o mundo, seja porque não foram diagnosticadas, seja porque foram diagnosticadas mas não registadas. Os dados divulgados mostram também que o número de pessoas diagnosticadas com tuberculose multirresistente, a forma da doença que resiste aos antibióticos, quase duplicou desde 2011, alcançando 94 mil em todo o mundo em 2012.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem