PUB
Recheio 2024 Institucional

“Trauma e Bravura” no regresso do Festival de Teatro Ibérico ao Porto

O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) está de regresso ao Porto entre os dias 10 e 21 de maio. Na 46ª edição do evento, que tem como palco não só a cidade Invicta, como Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Viana do Castelo, o tema escolhido de toda a programação é “Trauma e Bravura”.

Durante a conferência de imprensa de apresentação do festival, nas caves de vinho do Porto, em Gaia, o diretor artístico, Gonçalo Amorim, explicou que o tema «Trauma» surge por causa da sequência de “três traumas seguidos: a crise migratória com muita gente a morrer antes de chegar à Europa, a pandemia e a guerra na Ucrânia”.

Já o tema da «Bravura» tanto pode relacionar-se com a bravura da “mãe que agarra o filho nos braços para atravessar na balsa o Mediterrâneo”, como da “mãe solteira de Portugal que tem três empregos para aguentar o barco”, acrescentou.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O festival arranca com o espetáculo #5 Bochizami, no Subpalco do Rivoli, no dia 10. Segundo a nota de imprensa esta é uma nova criação da artista Flávia Gusmão “é um travelling sobre a paragem do tempo que é o luto”, pelas “memórias individuais e coletivas, reais ou ficcionadas. É, também, o capítulo final de NA LUT@, projeto colaborativo de longa duração dedicado à produtora e ativista cultural Samira Pereira (1976-2021)”.

No total, a iniciativa vai passar por 11 salas, onde serão apresentados 14 espetáculos, sete dos quais são coproduções FITEI, com quatro estreias nacionais e três absolutas. O festival apresenta também uma programação musical e projetos com as escolas do Porto: ESMAE, a ESAP e o balleteatro.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem