A reforma do trânsito no Grande Porto vai avançar. O projeto inclui 27 medidas “baseadas em três áreas temáticas: gestão de portagens, melhorias de infraestrutura e a sua gestão”, sendo que o principal objetivo destas é “aliviar o congestionamento do trânsito” na Via de Cintura Interna (VCI).
“A proposta do grupo de trabalho, que se apresenta como a mais exequível, assenta na redução tarifária no último pórtico sul da A28, na introdução de um novo pórtico na A28, a sul da interseção com a A41, na eliminação dos dois pórticos existentes no tramo poente da A4 e na introdução de um novo pórtico entre a A4 (nascente) e a A3 (tramo sul)”, lê-se no Porto Canal.
Segundo a mesma fonte, “o uso forçado da VCI para evitar o pagamento” das portagens é a principal causa do “congestionamento diário” desta que é a “principal infraestrutura rodoviária interna da cidade do Porto”.
Foi, ainda, aprovada pelo movimento de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, “uma moção que prevê a criação de portagens na VCI para veículos pesados”. A medida tem como intuito “inibir o recurso a esta como via de passagem, através da aplicação de taxas dinâmicas definidas em função do nível de serviço registado naquela infraestrutura”.