O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, informou esta sexta-feira que as empresas Transdev e Alsa foram as que apresentaram as melhores propostas à subconcessão da Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), respetivamente.
Em declarações aos jornalistas, o governante adiantou que os projetos das duas entidades são mais favoráveis, em termos financeiros, do que o que foi apresentado, há meses, pelo consórcio espanhol TMB/Moventis (vencedor do concurso lançado inicialmente pelo Governo). ”Quem apresentou a melhor proposta foi, para o Metro do Porto, a Transdev, com uma proposta melhor do que aquela que rejeitámos no concurso anterior em 1,35 milhões de euros por ano. No caso da STCP, quem apresentou a melhor proposta foi a empresa Alsa, do Grupo Nacional Express, que apresenta uma proposta cerca de 500 mil euros/ano melhor do que a proposta dos espanhóis que não chegou a avançar”, detalhou.
Todas as candidaturas vão, agora, ser apreciadas por um júri, antes do anúncio dos vencedores. Sérgio Monteiro frisou ainda que este segundo concurso teve um melhor resultado financeiro. “O valor global face à proposta anterior melhora em 18 milhões de euros”, adiantou.