PUB
Junta da Galiza

Tradições pascais em Macedo de Cavaleiros

Tradições pascais em Macedo de Cavaleiros

A tradição da “Fogueira de Aleluia”, bem como a do Folar de Páscoa, continua continua a ser celebrada no concelho de Macedo de Cavaleiros.

No sábado, dia 20 de abril, a freguesia de Amendoeira cumpre a tradição da “Fogueira de Aleluia”. A partir das 18h, a população junta-se no centro da freguesia e acendem uma grande fogueira. “Manda ainda a tradição que cada um contribua com um enchido, queijo ou pão, bem como outros alimentos, para um repasto comunitário”, lê-se na informação enviada à VIVA!.. A partir da meia-noite, os homens vão-se revezando a tocar o sino da Igreja Matriz para assinalar a Ressurreição de Cristo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No domingo, dia 21 de abril, a freguesia de Corujas cumpre também a sua tradição do Folar de Páscoa. Pelas 14h30 tem lugar a Eucaristia e, no final, o pároco procede à bênção das casas da freguesia. No final de cada visita os mais novos “exigem” o folar, sendo atirados rebuçados, amêndoas e castanhas das janelas das habitações.

Esta tradição repete-se na segunda-feira de Páscoa, dia 22 de abril, logo a partir das 09h30. Após a celebração da missa, a população percorre as ruas da freguesia em romaria, acompanhando o padre que vai abençoar as casas. Segue-se o atirar de rebuçados e outras guloseimas e frutos secos, “cumprindo-se assim uma tradição secular que atrai muitos dos emigrantes à terra Natal neste período do ano”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem