O Mercado do Bolhão preparou uma programação especial natalícia repleta de animação. Até dia 23 de dezembro, este espaço emblemático da cidade do Porto recebe concertos, atuações e uma feira de Natal.
A iniciativa “A alma do Natal está no Bolhão” vem assegurar que “a tradição chega a casa dos portuenses” e a animação começa já esta semana, estendendo-se até à véspera de Natal, como forma de “incentivo à reaproximação das pessoas entre a azáfama do dia a dia” e à “compra no comércio tradicional”, a fim de “reavivar tradições e costumes”, de acordo com o comunicado enviado à VIVA!.
Entre os dias 14 e 16 de dezembro, o Mercado do Bolhão abre portas à sua Feira de Natal com produtos tradicionais da época. As bancas temporárias vão estar na Galeria do Mercado, as 11h00 às 22h00, com doces tradicionais do Natal, doces conventuais, chocolates, bolachas, chás, cafés, vinhos, peixes fumados, decorações natalícias e muito mais.
Este mês, também a música está bem presente com o programa “Há Fado no Mercado”, com curadoria de Gisela João. Esta quarta-feira, dia 13 de dezembro, às 19h00, Vânia Leal anima a Galeria do Bolhão, sendo que no dia 20, à mesma hora, é a vez de Patrícia Costa.
Segundo a mesma fonte, participam, ainda, nesta alma do Bolhão, os Soldadinhos de Natal (dia 14, às 16 horas) e o Xmas Carols portátil (dia 15, às 18 horas). O Bando do Gambozinos levará música e brincadeira à escadaria principal e o público poderá ter a sua caricatura tradicional, feita na hora.
Outros estilos musicais, como o folk e as versões acústicas de êxitos intemporais dos anos 70, 80 e 90, terão lugar cativo no Átrio Formosa. A primeira dupla, Filipe e Marco Ornela, toca às 19h00 do dia 14, seguindo-se Josefina, às 20h15. Já no dia 21 de dezembro, quinta-feira, nos mesmos horários, Carlos Cepinha e o duo Anabela e João Gusmão prometem um serão agradável aos visitantes do mercado.
Já a Associação Porta-Jazz preparou uma seleção musical, a ser ouvida no dia 19 de dezembro, pelos músicos Rafael Gomes, Joaquim Festas, João Próspero e Gonçalo Ribeiro.
No último dia, 23 de dezembro, o programa encerra com “Ópera de Bolso”, às 16h00.
Durante esta iniciativa, as bancas do Mercado do Bolhão “contam com uma comunicação personalizada, na qual cada comerciante identifica o seu artigo mais emblemático, para além de frases de apoio adaptadas ao tipo de produto comercializado em cada espaço”.
Além disso, os visitantes vão descobrir os pontos mais “instagramáveis” do Bolhão, sinalizados para poderem tirar as suas fotografias e partilharem com a hashtag #NatalNoBolhão.
Foto: Facebook Mercado do Bolhão