Destes visitantes, refira-se, 80% foram estrangeiros. Contudo, o número de turistas nacionais aumentou 5% em relação ao período homólogo, significando que 133.000 portugueses, entre grupos de escolas, academias seniores e famílias, visitaram o monumento.
Mas os números mais precisos chegarão, tanto que foram colocados sensores nas entradas, permitindo distinguir os que visitam apenas a igreja dos que adquirem bilhete para acesso ao Museu e Torre dos Clérigos.
De acrescentar que a cada ano, será convidado um grupo profissional para visitar o edifício gratuitamente, sendo os eleitos de 2018 os membros das Forças Armadas portuguesas, GNR, PSP, polícia de investigação e bombeiros, tendo apenas de apresentar a sua identificação profissional
No ano passado, refira.se, os Clérigos organizaram 22 iniciativas solidárias, apoiando com 500 mil euros várias instituições na área da saúde, investigação ou voluntariado hospitalar, realizaram 365 concertos de órgãos e acolheram, em parceria com a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, a exposição temporária “The Best Furniture of The World”, patente ao público até março de 2018.