PUB
Philips S9000

Torre dos Clérigos celebra Semana Santa com música, visitas noturnas e exposição

Torre dos Clérigos celebra Semana Santa com música, visitas noturnas e exposição

A Páscoa está mesmo ao virar da esquina e, como tem vindo a ser habitual, a Semana Santa é um período especial na cidade do Porto. Posto isto, a Irmandade dos Clérigos não deixa a celebração passar em branco e organiza várias atividades para que as famílias possam desfrutar.

Começando pela música, haverá concertos de órgão todos os dias ao meio-dia na Igreja dos Clérigos, com a participação especial do saxofonista holandês Henk van Twillert. 

O músico em questão é professor de saxofone na ESMAE do Porto, onde fundou a Orquestra Portuguesa de Saxofones. Para além disso, haverá três concertos especiais e gratuitos focados no Tríduo Pascal: Quinta-feira (Última Ceia), Sexta-feira (Crucificação) e Sábado Santo (Sábado de Aleluia).

Clérigos by Night

Se os Clérigos já são bonitos durante o dia, então à noite a mística torna-se ainda maior. Como refere o portal de notícias da Câmara do Porto, a iniciativa “Clérigos by Night” está de volta, permitindo que as pessoas visitem um dos monumentos mais emblemáticos e históricos da cidade até mais tarde. 

Posto isto, das 19h às 23h, é possível subir à Torre dos Clérigos e contemplar a beleza inconfundível da cidade do Porto ao cair do sol. Os bilhetes podem ser adquiridos no local ou através do site da Torre dos Clérigos. Se tiver crianças até aos dez anos, estas entram gratuitamente.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Spiritus e Via Crucis

Um dos espetáculos que poderá assistir é o “Spiritus”, a partir das 18h. Trata-se de um espetáculo imersivo, em que a multimédia dá uma vida diferente a um monumento tão emblemático. De acordo com a mesma fonte de informação, já mais de 150 mil pessoas assistiram ao “Spiritus”.

Para os fãs de exposições, poderão ver até ao dia 28 de abril a “Via Crucis” do escultor Helder de Carvalho. Aqui, o visitante é convidado a contemplar as formas que representam a história de Jesus Cristo. O escultor é licenciado em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas-Artes do Porto e mestre em “Art Craft and Design Education” pela Universidade do Surrey/Roehampton em Londres. 

O foco principal do artista é a escultura tridimensional e é autor de várias obras instaladas em espaços públicos em todo o país.

Fotografia: Pexels

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3