Revista Sabe Bem 70 - PD

Torre dos Clérigos ilumina-se de verde para celebrar o St. Patrick´s Day

Torre dos Clérigos ilumina-se de verde para celebrar o St. Patrick´s Day

Esta quarta-feira, dia 17 de março, Portugal terá vários monumentos portugueses iluminados de verde para celebrar o St. Patrick’s Day, a festa que homenageia o padroeiro irlandês. 

Torre dos Clérigos, Santuário do Bom Jesus, em Braga, Castelo de Bragança e Ponte Pedonal Metálica sobre o Douro, no Peso da Régua, são os monumentos dos quatro subdestinos do Turismo do Porto e Norte que estarão iluminados, numa iniciativa do Turismo do Porto e Norte, do Turismo de Portugal e do Turismo da Irlanda, aos quais se juntam ainda a estátua de D. José I, em Lisboa, o Cristo Rei, em Almada, Museu Condes de Castro Guimarães, em Cascais, Câmara Municipal de Cascais, o Castelo de Marvão e o Aeroporto Internacional de Faro. 

A iniciativa realiza-se há onze anos e leva as celebrações do Dia de São Patrício, padroeiro do país, a todos os cantos do mundo, sugerindo que “símbolos de importância turística e histórica se iluminem de verde, uma das cores da bandeira da Irlanda”. 

Para o presidente do Turismo do Porto e Norte, estas “manifestações de amizade” ajudam a “manter bem vivos os laços que nos unem”, sobretudo num ano que continua ainda a ser muito desafiante, devido à pandemia de covid-19. 

“É um mercado com ligações históricas a Portugal, muito particularmente ao Norte, e que vem até ao nosso destino sobretudo para viagens de city break, cruzeiros ao longo do Douro, turismo religioso, ou para percorrerem os Caminhos de Santiago”, sublinhou, revelando que a Irlanda está no top10 dos mercados internacionais, tendo registado, em 2019, um crescimento de dormidas de 35,6 por cento. 

Os monumentos iluminar-se-ão de verde, uma das cores da bandeira da Irlanda, entre as 19h00 e as 00h00 do dia 17 de março.  

De referir que a Irlanda representa um mercado de perto de cinco milhões de habitantes e ocupava, em 2019, o oitavo lugar no ranking dos mercados que procuram Portugal para fins turísticos. “Nesse ano, foi responsável por 413,7 mil hóspedes e 1,8 milhões de dormidas, registando um crescimento do número de hóspedes perto dos 16 por cento. É, também, um importante mercado no que respeita a proveitos, com um valor total em 2019 de 702,9 milhões de euros, tendo aumentado mais de treze por cento comparativamente com 2018”, completa o comunicado do Turismo Porto e Norte. 

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli