PUB
Recheio 2024 Institucional

TOPAS vai dar a conhecer o Porto e o Norte ao resto do mundo

TOPAS vai dar a conhecer o Porto e o Norte ao resto do mundo

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O TOPAS é um autocarro especial transformado em loja de turismo interativa com rodas que vai levar a cultura e produtos regionais do Porto e Norte de Portugal a todo o mundo.

“É um símbolo da aliança entre indústria e turismo para criar produtos diferentes e que permitem projetar uma imagem de Portugal e promover Portugal de uma forma diferente”, declarou a secretária de Estado do Turismo, Ana Godinho, na cerimónia de apresentação do autocarro especial TOPAS – Tourism Office Public Service, realizada esta quinta-feira.
Para Ana Godinho, o “Estado tem um papel essencial em dinamizar parcerias” e que o fruto dessa parceria entre setor público e privado pode levar ao crescimento económico e à criação de emprego.
“O Topas é um bom exemplo disso”, afirmou, considerando ainda que o Topas podia ser utilizado como um “símbolo para promover Portugal”.
Para o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, o autocarro TOPAS é uma “parceria de sucesso”.
“Entendemos que precisávamos, para fechar esta rede de lojas interativas do Turismo do Porto e Norte de Portugal, de ter uma loja móvel que pudesse unir toda a região e que levasse a mensagem do setor privado da região e do setor público ao resto do mundo e às comunidades portuguesas”.
Resultado de um investimento de 388 mil euros, comparticipados em 85% pelo anterior Quadro Comunitário, o TOPAS é um conceito “completamente inovador”, disse Melchior Moreira, assegurando que eram a “primeira entidade de turismo a trabalhar as tecnologias limpas na promoção do turismo”.
“Este não é um autocarro qualquer, é um COBUS, [autocarro de aeroporto], é no fundo o nosso cartão de visita que está em todos os aeroportos do mundo e que os turistas identificam e transformamo-lo com as tecnologias limpas com um conjunto de inovações tecnológicas que através de um conjunto de ‘leds’ em toda a sua carroçaria para comunicar a promoção turística e de negócio da região Norte”.
Melchior Moreira explicou ainda que o TOPAS vai permitir realizar ‘roadshows’ junto dos mercados internacionais, designadamente através dos clubes de futebol nas suas deslocações ao estrangeiro, por exemplo, quando o Futebol Clube do Porto for jogar a capitais pelo mundo fora, os estrangeiros vão poder comprar produtos do Norte de Portugal, designadamente vinho ou enchidos.
O projeto TOPAS resulta de uma parceria entre o TPNP e a CaetanoBus, empresa do grupo Salvador caetano dedicada ao desenvolvimento e produção de autocarros e que ficou responsável pela transformação daquele veículo numa loja de turismo interativa móvel.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz