PUB
CIN - Branco Perfeito

TNSJ marca encontro “em casa” com ‘Macbeth’, leituras e oficinas

TNSJ marca encontro “em casa” com 'Macbeth', leituras e oficinas

A programação online do Teatro Nacional São João (TNSJ) segue para mais uma semana, com atividades para todas as idades, disponíveis, até ao próximo domingo, dia 17, através das suas redes sociais de Facebook e Instagram, do site e Vimeo bem como da plataforma Zoom. Os últimos episódios da “novela” Antígona, testemunhos dos Clubes de Teatro, leituras do Centro Educativo, oficinas, conversas e o espetáculo Macbeth são algumas das sessões a que poderá assistir no conforto do seu sofá.

“Imaginação perigosa” de Macbeth

A revisitação da mais veloz, enigmática e maligna das tragédias de William Shakespeare está marcada para sexta-feira, 15 de maio, às 22h00. Responsável pela encenação, cenografia e figurinos, Nuno Carinhas assinalou com “Macbeth” a sua primeira incursão no universo de Shakespeare.

Depois de se ter estreado em 2017, a produção volta a cena através do Vimeo e do site do TNSJ. Emília Silvestre e João Reis são os protagonistas deste “infernal redemoinho” repleto de ritos maléficos, prenúncios, noites sangrentas, insónias e fantasmas.

O espetáculo ficará disponível para visualização até ao final do dia de domingo, 17 de maio.

A saga de Antígona chega ao fim

A viagem pelo universo de “Antígona” chega esta semana ao fim. Com episódios de cerca de 40 minutos, o projeto – cuja ideia original partiu de Rodrigo Santos e conta com a realização de Maria Leite – é uma espécie de iniciação ao universo desta tragédia grega, através de um “teatrinho de bonecos e outros objetos” desenvolvido com a base na técnica de stop motion. Com interpretação do elenco “quase residente”, os quatro últimos episódios desta “novela” podem ser vistos através do Vimeo, site e Facebook do TNSJ.

Clubes de Teatro do TNSJ são “chamados” ao palco

Os membros dos Clubes de Teatro – que resultam de um trabalho desenvolvido pelo Centro Educativo do TNSJ, junto de jovens entre os 13 e os 18 anos e participantes dos 16 aos 88 anos – foram também chamados ao “palco” virtual.

A partir das suas casas, gravaram um testemunho sobre “um momento feliz no São João”, falando de si mesmos, do teatro, de espetáculos marcantes ou encontros decisivos. Estes pequenos vídeos vão circular no Facebook, site e Vimeo da Casa, sem horários definidos, até ao final de maio, estando esta semana em destaque os testemunhos dos Sub-18.

São João volta a deixar a Gaiola Aberta

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O encontro com a encenadora Marta Freitas está novamente marcado para as 11h30 de sábado e domingo. Partindo do livro Emocionário (Diz o que Sentes), de Cristina Núñez Pereira e Rafael R. Valcárcel, os participantes da oficina Gaiola Aberta são desafiados a dar asas às emoções, expressando-as de diversas formas criativas, depois destas semanas em isolamento social.

A atividade destina-se a jovens entre os 10 e os 13 anos, anteriormente inscritos na Oficina Páscoa no Teatro.

Conversar com (e sobre) Alma

A partir de “Auto de Alma”, de Gil Vicente, nasceu a produção própria do TNSJ “Alma”, que se estreou em 2012. Com encenação, figurinos e dramaturgia de Nuno Carinhas, esta última partilhada com Pedro Sobrado, o espetáculo será exibido na RTP2, no sábado, dia 16, às 22h15, integrando a divulgação de registos videográficos de peças produzidas pelo São João, no âmbito das comemorações do seu Centenário.

Ainda antes do espetáculo passar em televisão, Nuno Carinhas, Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração da Casa, Pedro Filipe Marques e o elenco do espetáculo reúnem-se no Zoom para uma conversa em torno da montagem e das ressonâncias dos estados desta “Alma”.

A participação nesta conversa requer inscrição através do link https://bit.ly/UmaConversacomAlma.

Uma oficina que explora o jogo “clownesco”

Mais uma vez, e já desvendando um pouco das iniciativas da próxima semana, o espetáculo “Castro” – produção própria com encenação do diretor artístico do TNSJ, Nuno Cardoso – dá o mote para um momento de interação online.

De 18 a 21 de maio, o ator Rodrigo Santos vai orientar uma oficina que tem por base a personagem que interpreta na peça. Na atividade será explorada a essência do processo teatral através da técnica de Clown, abordando os principais atributos e regras do jogo clownesco, fulcrais na construção de personagem e cena (e não necessariamente de uma ideia de humor ou nonsense).

Aberta à participação de todos, mas especialmente orientada para atores e profissionais do espetáculo, a oficina vai realizar-se de segunda a quinta-feira, às 15h00, e requer inscrição através do site do TNSJ.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce