PUB
Philips S9000

TNSJ celebra Semana Mundial do Teatro

TNSJ celebra Semana Mundial do Teatro

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
De 24 a 28 de março, o Teatro Nacional São João (TNSJ) dá a conhecer os seus bastidores com guias especiais, como o ator João Reis, e promove oficinas e masterclasses artísticas.

Para assinalar o Dia Mundial do Teatro, o TNSJ promove, de 24 a 28 de março, a Semana Mundial do Teatro. A iniciativa contempla cinco visitas guiadas “com participação de artistas, figuras públicas e ilustres elementos do ‘protocolo afetivo’ do TNSJ, que levantam o ‘pano’ sobre as histórias do teatro e o que acontece para lá do palco e dos olhares dos espectadores”, refere o comunicado daquele equipamento cultural.
As visitas guiadas têm início a 24 de março, com o cenógrafo Pedro Tudela. No dia seguinte, é a vez do ator João Reis relatar os episódios vividos num palco que tão bem conhece. O convidado de dia 26 de março é o arquiteto Luís Soares Carneiro, especialista em espaços culturais. No Dia Mundial do Teatro, dia 27 de março, os visitantes serão guiados pelo diretor artístico do TNSJ, Nuno Carinhas. No dia 28, é José Pêra, antigo fiscal de sala do TNSJ, quem dá a conhecer o espaço e conta as histórias curiosas dos bastidores. As visitas guiadas decorrem às 12h30 e a entrada tem o custo de cinco euros.
A efeméride será ainda assinalada com a realização de oficinas e masterclasses, onde o público tem oportunidade de descobrir os segredos e pormenores da conceção de um espetáculo. Pedro Tudela orienta no dia 24 uma masterclass sobre cenografia. No dia seguinte, 25 de março, será João Tuna, realizador e fotógrafo que tem vindo a eternizar muitas das produções do TNSJ através da sua lente, a explicar o papel da fotografia no Teatro. No dia 26, é a vez de Marla Santos ensinar como se faz caracterização para teatro, enquanto que dia 27 de março João Henriques vai dar uma aula sobre técnica vocal. No dia 28, Elisabete Magalhães explica a importância do movimento na dramatização. As oficinas decorrem entre as 14h30 e as 17h30 e têm um custo de 10 euros, exceto as masterclasses de Cenografia e de Fotografia, que são gratuitas. Estas atividades têm lotação limitada e as inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected].
Entretanto, até dia 27 de março, o palco do TNSJ acolhe a peça “O Fim das Possibilidades”, com encenação de Nuno Carinhas e Fernando Mora Ramos. No Teatro Carlos Alberto está em cena, de 20 a 29 de março, “o que é que o pai não te contou da guerra?”, espetáculo encenado por Rogério de Carvalho que aborda as memórias da Guerra Colonial. O Mosteiro de São Bento da Vitória apresenta, de 25 a 28 de março, o espetáculo “Nove’s Fora”, dirigido ao público infantil.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile