RECHEIO 50 ANOS

TMP online estreia “F…”, peça da companhia Estrutura

TMP online estreia “F...”, peça da companhia Estrutura

É já esta quinta-feira, às 21h, que a sala virtual do Teatro Municipal do Porto (TMP) apresenta “F…”, espetáculo que nasceu da vontade de questionar o lugar das mulheres na criação artística contemporânea e na História da Arte.

Pensada inicialmente para palco,a nova peça de teatro da companhia Estrutura foi convertida, devido à pandemia, num objeto artístico digital e transformada num objeto artístico em formato de vídeo, onde as três criadoras – Cátia Pinheiro, Patrícia da Silva e Paula Sá Nogueira -, trabalhando a partir do seu corpo, se propõem refletir em torno de conceitos como o lugar de fala, a invisibilidade e o silenciamento das mulheres.

“Trata-se de uma proposta essencialmente visual e imagética, onde se procura desconstruir a relação da Cultura Visual com as ideias de feminino, feminilidade, ideal de beleza e objetificação, em busca de «um espaço onde possamos respirar e colocar em cena sem restrições aquilo que somos. E fazê-lo por uma simples razão: porque existimos.»”, lê-se na página oficial do TMP.

Antes da estreia de “F…” na sala virtual, será transmitida, pelas 19h, na página de Facebook do TMP, uma conversa com as três criadoras, moderada pelo artista Rogério Nuno Costa.

“F…” ficará acessível no palco do TMP Online até sábado, dia 27 de fevereiro. O espetáculo é para maiores de 16 anos e os bilhetes custam 3,50 euros.

Fundada em 2009 por Cátia Pinheiro e José Nunes, a companhia Estrutura tem desenvolvido vários espetáculos de teatro e atividades de formação, em diálogo com a realidade do pensamento contemporâneo, promovendo a experimentação artística e a lógica colaborativa.

No seu percurso, destacam-se criações como “Uma Gaivota” (2016), “Geocide” (2017), “The End” (2017), “M’18” (2018), “Pathos e Party” (2019) ou “Língua” (2020).

Foto: Ana Lopes

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-carnepicadaangus&utm_campaign=sabordomes