Campanha Aquastop - CIN

Tiago Guedes condecorado Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras

Tiago Guedes condecorado Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras

O atual diretor do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, recebeu esta terça-feira o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras, uma das principais distinções atribuídas pelo governo francês, pelos serviços prestados à cultura entre Portugal e França. A cerimónia teve lugar na embaixada, no Palácio de Santos, em Lisboa.

A medalha de “Chevalier de L’Ordre des Arts et des Lettres” foi entregue pela embaixadora de França em Portugal, Florence Mangin, que declarou que “ao observar o percurso profissional de Tiago Guedes, conduzido num espírito de abertura ao mundo, fica-se impressionado com a sua fidelidade sem falhas aos artistas franceses”. Apresentou ainda Tiago Guedes como “homem de cultura português que, há muitos anos, dedica toda a sua energia e paixão ao encontro entre os artistas e o seu público”.

A relação de Tiago Guedes com a cultura francesa esteve presente ao longo do seu percurso enquanto coreógrafo e programador cultural. “De facto, por vezes consideramo-lo como um francês, pois as suas ações encarnam perfeitamente o lema da nossa República ‘Liberdade, Igualdade, Fraternidade’”, concluiu a embaixadora.

Estiveram presentes, na cerimónia, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, o secretário de Estado da Presidência do Conselho dos Ministros, André Moz Caldas, e a deputada socialista Rosário Gamboa.

“A Ordem das Artes e das Letras, uma das principais distinções honoríficas da República Francesa, não está reservada apenas aos franceses. Destina-se a recompensar personalidades, sem distinção de nacionalidade, que se tenham distinguido, através da sua criação nas áreas artísticas ou literárias ou pelo seu empenho ao serviço da cultura, em geral, e da cultura do nosso país, em particular” define Florence Mangin, o propósito desta condecoração.

Foto: Facebook – Tiago Guedes

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem