RECHEIO 50 ANOS

“Terra de Sonhos” em exposição na Praça Gomes Teixeira

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e o presidente honorário do BPI e curador da Fundação “la Caixa”, Artur Santos Silva, inauguraram na quinta-feira a exposição “Terra de Sonhos”, da fotógrafa espanhola Cristina García Rodero.

Patente na Praça Gomes Teixeira, em frente à Reitoria da Universidade do Porto, a mostra reflete a vida quotidiana dos habitantes de Anantapur, no Estado de Andhra Pradesh, uma das zonas mais pobres da Índia, onde vivem as comunidades mais desfavorecidas e vulneráveis do país.

No âmbito da iniciativa “Arte na rua”, da Fundação “la Caixa”, que procura transformar o espaço público num museu ao ar livre e levar ao público o trabalho de artistas de renome internacional, Cristina García Rodero foi convidada a documentar as condições de vida das comunidades de Anantapur na Índia. 

“Durante um mês e meio, visitou hospitais, centros de acolhimento de mulheres vítimas de violência, oficinas, escolas e casas, realizando fotografias que dão voz a pessoas que são, muitas vezes, esquecidas: crianças, pessoas com deficiência e, especialmente, mulheres. Mães, camponesas, costureiras, noivas de diferentes religiões, professoras, enfermeiras e estudantes têm um papel de destaque neste projeto, pois representam um dos principais motores na transformação das comunidades de Anantapur”, explicam os promotores.

O resultado do projeto é composto por 40 fotografias que entram no “mais sensível e mágico do mundo feminino e na força e capacidade de superação das mulheres em Anantapur”.

Recorde-se que “Terra dos Sonhos” é uma iniciativa da Fundação “la Caixa” e do BPI, com o apoio da Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto, e pode ser visitada até ao dia 15 de janeiro.

Haverá visitas guiadas aos sábados, pelas 18h00, e aos domingos, às 12h00, sem necessidade de marcação prévia. É ainda possível solicitar visitas guiadas individuais e para grupos/escolas, mediante marcação prévia através do número 800 780 344.

A entrada é gratuita.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem