À medida que a busca por métodos naturais para melhorar a qualidade do sono aumenta, os especialistas em nutrição destacam a importância de escolher cuidadosamente os alimentos e bebidas consumidos antes de dormir. Alguns alimentos e bebidas possuem propriedades que podem ajudar a induzir o sono e promover uma noite mais tranquila.
Afinal de contas, quem é que nunca sofreu de crises de sono? Volta e meia, existem períodos em que, ou por stress, ou por algum outro motivo complicado de identificar, a dificuldade em adormecer aumenta, o que tem consequências negativas para o organismo humano.
Sendo assim, conheça alguns alimentos e bebidas que, provavelmente, tem no seu frigorífico ou dispensa, sem saber que fazem muito bem à sua higiene do sono.
Chá de Camomila
A camomila é conhecida pelas suas propriedades calmantes. Uma chávena de chá de camomila antes de dormir pode ajudar a relaxar os músculos e a acalmar o sistema nervoso, preparando o corpo para uma noite de sono repousante.
Bananas
Ricas em triptofano, um aminoácido precursor da melatonina e da serotonina, as bananas podem ser uma escolha saudável para um lanche noturno. Além disso, elas contêm magnésio e potássio, que ajudam a relaxar os músculos. Tal como diz o portal de notícias da CUF, “segundo um artigo publicado no Annals of the New York Academy of Sciences, além de potássio, a banana fornece uma grande quantidade de vitamina B6, que tem um papel importante na prevenção de insónias”.
Leite Morno
O leite é uma fonte natural de triptofano, sendo que o seu efeito relaxante é potencializado, quando aquecido. Um copo de leite morno antes de dormir pode ser reconfortante e facilitar a transição para o sono.
Cerejas
Para além de saborosas, as cerejas são uma excelente fonte de melatonina, a hormona do sono. Assim sendo, um punhado de cerejas antes de ir par a cama pode ser uma excelente ajuda na regulação do seu ciclo do sono.
Aveia
A aveia é rica em melatonina e também contém fibras que ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Um pequeno prato de aveia pode ser uma opção nutritiva para promover o sono.
Maracujá
O maracujá é conhecido pelas suas propriedades relaxantes. Um sumo de maracujá ou uma pequena porção desta fruta antes de dormir pode ajudar a acalmar a mente e o corpo.
Peixe
Para além de ser boa ideia comer peixe à noite, de forma a não ir para a cama com a sensação de barriga demasiado cheia, este é um alimento muito forte em triptofano. No entanto, atenção! Há uns que são mais indicados do que outros. A sardinha, o salmão e o bacalhau, por exemplo, podem ser considerados os “peixes do sono”, para além de terem um sabor bastante agradável.
Como em tudo na vida, o que é demais tende a ser um erro. Assim sendo, os especialistas aconselham que, ao incorporar estes alimentos e bebidas na dieta noturna, é importante fazê-lo em quantidades moderadas.
Para além disso, é fundamental manter uma rotina consistente de sono e criar um ambiente propício ao descanso, para garantir uma noite de sono verdadeiramente reparadora. Evitar olhar para ecrãs minutos antes de ir para a cama, ou tomar um banho quente para relaxar podem ser, também, estratégias para embalá-lo numa noite de sono profundo e reparador.
Fotografia de capa: CottonBro Studio / Pexels