Depois de ter adiado a 11.ª edição do TEDxPorto para 26 de setembro, a organização anunciou esta semana um novo adiamento, desta vez para o último trimestre de 2021. Uma decisão assim tomada por acreditar que “não estão reunidas as condições necessárias para a realização do evento”.
Num comunicado enviado às redações, os promotores referem que o tema – “Inconvencional” – e os oradores já confirmados irão manter-se no próximo ano.
Pedro Saleiro (data science manager), Bibi Groot (cientista comportamental), Paulo Sérgio Pinto (especialista em comunicação), Miguel Duarte (ativista), Greg Gage (neurocientista) e Isabel Canha (jornalista) são algumas das confirmações para este encontro, que visa a “partilha de ideias e projetos bem-sucedidos que tenham fugido ou contornado regras, hábitos e convenções, acabando por resultar em soluções disruptivas, fomentando novos comportamentos em prol do desenvolvimento da sociedade”.
À luz do tema “Inconvencional”, os oradores vão explorar a forma como a inteligência artificial está a contribuir para a discriminação de grupos definidos por género, etnia, idade ou outros atributos sensíveis e a forma como essa conduta “maquinizada” traz consequências para a sociedade atual.
Até à realização da edição, ainda sem data confirmada, a organização adianta que serão dinamizados vários eventos e iniciativas exclusivos para aqueles que já tenham adquirido os bilhetes. O formato aliará a presença física à digital.
Toda a informação e atualizações sobre o evento podem ser consultadas na página oficial do evento.