PUB
Sogrape - Mateus Rosé

TEDxPorto regressa em abril de 2022

TEDxPorto regressa em abril de 2022

A organização do TEDxPorto acaba de anunciar um novo adiamento da 11.ª edição do evento. Previsto realizar-se no final deste ano, depois de já ter sido adiada em 2020, a edição foi agendada para 2 de abril de 2022. Mas este sábado realiza-se o TEDxPortoSalon, um evento 100% online que dará acesso a “momentos exclusivos” a quem já adquiriu bilhete.

O adiamento da 11ª edição do TEDxPorto tem por base o “panorama atual da pandemia de covid-19” e as várias recomendações partilhadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Sob o tema “Inconvencional”, a iniciativa continuará a realizar-se no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e todos aqueles que já tenham adquiridos bilhetes estes “mantêm validade para a nova data”, esclarecem os promotores.  

Considerando que “novos tempos pedem novos formatos”, a organização recorda que já este sábado, dia 20, se realiza o TEDxPortoSalon, um evento 100% online que dará acesso a “momentos exclusivos” a quem já adquiriu bilhete. 

“Please disturb” dá o mote para a sessão, agendada para as 9h45, na plataforma Zoom. Além de poderem participar gratuitamente na iniciativa, os participantes terão ainda oportunidade de “interagir diretamente com os oradores do evento durante a tarde, em salas breakout”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O momento, que contará com a participação de vários oradores para refletir sobre “projetos e ideias inquietantes”, será transmitido na página de Facebook e no canal de YouTube do TEDxPorto.  

Entre os oradores confirmados para o TEDxPortoSalon estão nomes como o jurista Paulo Magalhães, que irá partilhar uma ideia que poderá contribuir “para o fim dos cenários mais graves e uma recuperação das alterações climáticas” e o grupo “Youth 4 Climate Justice”, que explicará a sua motivação para levar ao tribunal Europeu dos Direitos Humanos uma ação legal contra 33 nações ocidentais, para as “obrigar a explicar o que estão a fazer contra as alterações climáticas”. 

Paula Alves, CEO do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, irá, por sua vez, partilhar a sua perspetiva sobre as vacinas contra a covid-19, como é que estas funcionam e por que foram aprovadas tão rápido. Já Paulo Pena, jornalista, alertará para o “perigo que das fake news” e de que forma as podemos combater, e Francisco Miranda Rodrigues, bastonário e psicólogo, falara sobre as “teorias da conspiração”, sob a perspetiva da psicologia. 

O evento contará também com um momento dedicado a performances, protagonizadas por Inez Airez, engenheira ambiental e professora de yoga que venceu o TEDxPorto Award em 2018, Elisabete Pinto, presidente da direção do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, e Miguel Fontelo, que, com uma performance repleta de magia, criará um “momento memorável”. 

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce