No próximo dia 27 de abril, o Centro de Congressos da Alfândega, será palco da 13.ª edição do TEDxPorto, um evento que se tornou referência na partilha de ideias e projetos com o poder de transformar o mundo. Sob o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto, o TEDxPorto promete uma jornada de inspiração e reflexão.
«Alfredo Cunha, Stefan Sagmeister, Catarina Oliveira e José Pacheco são os quatro primeiros oradores anunciados. Subirão ao palco do TEDxPorto para partilhar ideias e projetos transformadores sobre o tema “Legado”», lê-se no portal de notícias da autarquia.
Alfredo Cunha, o conceituado fotojornalista português, abrirá as hostilidades ao partilhar a sua visão sobre o legado da verdade fotográfica. Com mais de 50 anos de carreira, é amplamente reconhecido pelas suas icónicas fotografias do 25 de Abril de 1974 e pelo seu papel como fotógrafo oficial dos presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Soares.
Outro nome de peso no evento é o designer gráfico Stefan Sagmeister, cujo trabalho disruptivo redefiniu os padrões do design gráfico a uma escala global. Com créditos na criação de capas de álbuns para ícones da música como Lou Reed, David Byrne e Rolling Stones, Sagmeister é um dos três oradores mais assíduos no TED oficial e traz ao público a relação dos “grandes temas da atualidade com o design e que implicações tem na nossa vida quotidiana”.
Por sua vez, Catarina Oliveira, consultora e formadora para a diversidade, equidade e inclusão, vai abordar o seu percurso na sensibilização da sociedade para a “temática da deficiência”. Como mentora do inspirador projeto “Espécie Rara Sobre Rodas”, desafia estereótipos e procura desmistificar o conceito de “capacitismo”, promovendo a “mudança de mentalidades e desafiando preconceitos”.
Já José Pacheco, que define-se como um “designer educacional e aprendiz de utopias realizáveis”, explicará porque considera que “os projetos humanos contemporâneos não se coadunam com as práticas escolares de que dispomos e falará da necessidade de uma nova ética baseada no saber cuidar e conviver”. O “histórico pedagogo portuense” foi o fundador da Escola da Ponte, na Vila das Aves, na década de 70, considera uma referência mundial a nível de modelos educativos.
“O tema da edição de 2024 – legado – pretende que as pessoas questionem o impacto das ações no presente e futuro. Queremos que os participantes reflitam sobre qual o legado que deixaremos para as gerações futuras. Vivemos num mundo em evolução rápida, focado em soluções e resultados imediatos, pelo que consideramos importante, mais do que nunca, partilhar mensagens, projetos e ideias com impacto duradouro e que estimulem uma reflexão crítica da sociedade”, afirma Norberto Amaral, organizador do evento, segundo a mesma fonte.
Os bilhetes para o TEDxPorto já estão à venda e podem ser adquiridos no site oficial do evento.