PUB
Sogrape - Mateus Rosé

TEDxPorto 2023 anuncia últimos oradores

TEDxPorto 2023 anuncia últimos oradores

A organização do TEDxPorto divulgou o nome dos quatro oradores que encerram o cartaz da 12.ª edição do evento. A conferência acontece no dia 4 de março, na Alfândega do Porto, sob o tema “Pontes”, tendo como objetivo levar o público e os oradores a refletirem sobre a “importância de abandonar crenças e valores, de forma a aceitar a inevitável e rápida mudança a que estamos sujeitos”.

Segundo o comunicado oficial enviado à VIVA!, Lara Seixo Rodrigues, curadora e programadora cultural, Pedro Saleiro, investigador de inteligência artificial, Nuno Gaspar de Oliveira, ecólogo e empreendedor e Sheryl Winarick, advogada de imigração, juntam-se aos nomes já anunciados: Catarina Pestana, especialista em Comunicação e Marketing; Pedro Pacheco, professor de Engenharia de Pontes; Carolina Deslandes, cantora e compositora; Celmira Macedo, professora e empreendedora; Almirante Henrique Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada; Benedita Sampaio Maia, microbióloga, professora e investigadora; Pedro Gaspar, especialista em tecnologias do clima e diretor de Future Business Technology do CeiiA; Rosário Costa, diretora global de design da LEGO DUPLO; Greg Gage, neurocientista, cofundador e CEO da Backyard Brains; Mariana van Zeller, jornalista de investigação e apresentadora e produtora da série Trafficked With Mariana Van Zeller (National Geographic); e Henrique Cymerman, jornalista correspondente de vários meios de comunicação portugueses em Espanha e no Médio Oriente.

Ainda dentro das novidades, foram igualmente revelados os artistas que irão aturar no evento. Na abertura do primeiro painel, Estrela Gomes, cantora portuguesa que está em digressão pela Europa na divulgação do seu EP, e dará a “ouvir melodias jazz com influências de música portuguesa e alguns ritmos MBP” aos espectadores. Já o grupo de dança Kajal Ratanji, criado no Porto, em 2011, e que visa “a partilha da multiculturalidade e tradições da Índia através da dança e da música”, estará encarregue da abertura do terceiro painel. A terminar o evento, a banda Zimbre Brass que “numa fase inicial se debruçou sobre um estilo mais clássico, mas agora também abriu portas ao estilo pop/rock”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Também o município do Porto desempenha um papel importante na conferência. A iniciativa “Pacto do Porto para o Clima”, liderada pela Câmara Municipal do Porto, marcará a sua presença desafiando os “participantes do TEDxPorto a aderir à causa da neutralidade carbónica”, de acordo com a notícia avançada pelo portal de notícias da autarquia.

Esta medida faz parte de uma série de estratégias que incluem a preservação e aumento dos espaços verdes, o investimento na produção e partilha de energia renovável, o “incremento da mobilidade sustentável”, o “aumento da eficiência do edificado”, a “promoção da poupança energética”, o “investimento em iluminação LED inteligente” e uma “maior circularidade”, em desenvolvimento até 2030, “rumo à neutralidade carbónica”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem