PUB
Recheio 2024 Institucional

TEDxOporto 2014

TEDxOporto 2014
A “energia eletrizante” da argumentação

Em 2011 encheu a Sala Suggia, na Casa da Música, com mais de 1250 lugares; em 2013 esgotou o Arquivo da Alfândega, que acolhe cerca de 1200 pessoas, e, para este ano, as expectativas permanecem elevadas. A quinta edição do TEDxOporto promete agitar o Cinema Batalha, no dia 8 de março, juntando cidadãos com diferentes interesses e a mesma vontade de mudar o mundo. Gerar partilha de conceitos, ideias e experiências motivadoras da intervenção humana é o grande objetivo das conferências TED (Tecnologia, Entretenimento, Design) que, desde o seu lançamento, na Califórnia, em 1984, se transformaram numa organização sem fins lucrativos dedicada à divulgação de ideias diferenciadoras. O formato do evento, esse, é simples: pensadores e empreendedores, dos mais conhecidos aos anónimos, sobem ao palco, durante alguns minutos, para fazer o que melhor sabem: inspirar a audiência com as suas palavras.

tedx_2Subordinado ao tema “À Flor da Pele”, o TEDxOporto terá conversas sobre as mais diversas áreas, desde as neurociências, à inteligência artificial, investimento privado, arte, empreendedorismo social, desigualdades sociais e humanização das empresas. “Estamos a criar um painel de oradores escolhidos criteriosamente com o objetivo de transmitir ideias que vão mexer com os nossos sentimentos e que nos deixem com “os nervos à flor da pele”, confirmou Norberto Amaral, da organização. O que o público pode esperar? O relato, em primeiro mão, de muitos “momentos históricos importantes”, ideias originais, “profundas, capazes de mudar o mundo, o país, a cidade, a rua, ou, no mínimo, a vida das pessoas que as acolherem”.

Depois de ter estado presente na conferência TEDGlobal em Oxford, em 2009, e de ter chegado a Portugal com o conceito na bagagem, transformando-se no “’host’ do TEDxOporto, em fevereiro de 2010”, o “empreendedor de vida” Manuel Forjaz regressará, este ano, ao palco do evento, onde promete deixar a sua marca, desta vez como orador. O economista, pós-graduado em Estudos Africanos no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, possui formação em Social Entrepreneurship (INSEAD) e Liderança (Harvard Kennedy School of Government), orgulhando-se de ter colaborado na criação de mais de 50 empresas como coach, professor, financiador e empresário.

tedx_4Entre os oradores anunciados recentemente está também Henrique Cymerman, considerado “o jornalista mais global e sem fronteiras”, reconhecido com doze prémios internacionais de jornalismo. Correspondente da SIC, do Expresso e de outras televisões e jornais internacionais no Médio Oriente, Cymerman escreveu o livro “Vozes no Centro do Mundo”, referente ao seu “grande amor – o Médio Oriente”. Outra convidada que promete “fazer mossa” é Sónia Fernandes, que vai brindar a audiência com algo original: “a celebração do falhanço”. Após 12 anos de trabalho, Sónia foi confrontada com a dura realidade do desemprego, mas recusou baixar os braços e criou, então, um movimento dedicado inteiramente à celebração do falhanço e desmistificação do sucesso profissional. “Teremos uma grande diversidade de pessoas, temas, abordagens, experiências. Alguns são já nomes conhecidos do grande público, outros não, mas sê-lo-ão certamente em breve. São pessoas fascinantes, com obra feita e que se distinguem pela sua enorme capacidade de partilha e idealismo”, realçou Norberto Amaral.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O número de participantes em cada edição varia conforme o local escolhido para receber o TEDx. Ainda assim, segundo afirmou o responsável da organização, a lotação dos espaços é, invariavelmente, preenchida. “No momento em que esta entrevista está a decorrer estamos a receber várias dezenas de inscrições e pagamentos por hora. Tipicamente os bilhetes esgotam bastante tempo antes do dia do evento, pelo que é importante que os interessados em fazer parte do TEDxOporto se inscrevam e adquiram o bilhete o mais rapidamente possível”, acrescentou. A participação na iniciativa tem um custo de 55 euros.

tedx_3“Vontade de criar e de imaginar”

Num momento em que a crise e as dificuldades económicas dominam o dia a dia dos portugueses, a grande mais-valia destas “talks” é, segundo o organizador, o tom de “otimismo” com que são proferidas. “Este sentido de fascínio pela partilha, de curiosidade para saber sempre mais, de vontade de criar e de imaginar são também qualidades que queremos incentivar!”, referiu. Outra característica apontada é o facto de o evento não decorrer apenas virado para o palco. “Haverá ampla oportunidade para, durante os intervalos, se conhecer pessoas – e dali sairão contactos que poderão levar a mais oportunidades, mais startups e amizades com pessoas desconhecidas mas que sabemos que partilham alguns dos nossos valores”, sublinhou Norberto Amaral.

Do lado dos dinamizadores das conversas também há momentos de ficar “com os nervos em franja”. O mais intenso de todos? O dia do evento. “É o momento alto, o sprint final depois de um ano de corrida de fundo em que pusemos em prática aquilo que inicialmente não passava da nossa imaginação. É nesse dia que damos o nosso melhor, que vamos buscar energias e entusiasmo mesmo quando encontramos adversidade”, descreveu, garantindo que, no final, haverá sempre um sorriso no rosto.

Texto: Mariana Albuquerque   /   Fotos: TedxOporto

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce