PUB
Santander Saúde

Teatros e escolas assinam projeto de colaboração com a Galiza

Teatros e escolas assinam projeto de colaboração com a Galiza
Os finalistas das escolas superiores de teatro da Amadora, Porto e Vigo vão passar a poder trabalhar em conjunto, à luz do projeto Nós – Território (Es)cénico Portugal Galicia, formalizado esta quarta-feira em Lisboa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A iniciativa reúne o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro Nacional São João, o Centro Dramático Galego / Axencia Galega das Industrias Culturais, a Escola Superior de Arte Dramática da Galiza (ESAD), a Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), no Porto, e a Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). Em declarações à Lusa, o presidente do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II, Carlos Vargas, recordou a “forte tradição de relação cultural” entre a Galiza e Portugal, em particular com o norte do país, que permitiu o desenvolvimento do projeto de colaboração, garantido para os próximos dois anos. A primeira edição vai contar com a participação do dramaturgo José Maria Vieira Mendes e do encenador Pedro Penim. Os ensaios devem iniciar-se em abril do próximo ano, no Teatro Nacional São João, no Porto, seguindo para Lisboa, onde se dá a estreia do espetáculo que depois viaja para norte, para o Teatro Carlos Alberto, também no Porto, antes de terminar o percurso no Salón Teatro de Santiago de Compostela.
Segundo explicou o diretor artísticodo TNSJ, Nuno Carinhas, a ideia é que o projeto se destine “essencialmente aos alunos, [para] que os finalistas se possam encontrar num projeto comum com a colaboração dos teatros nacionais” e dar-lhes “a possibilidade de fazerem uma experiência nacional”.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem