PUB
Recheio Natal até 31-12-24

Teatro Sá da Bandeira

Teatro Sá da Bandeira

O CÉU DA LÍNGUA

2 e 3 de dezembro

Gregorio Duvivier tem na língua portuguesa não somente uma pátria mas uma obsessão. Ou, como dizem os jovens, um hiperfoco. 
Afinal a palavra é uma fonte inesgotável de humor, desde os primórdios. No Princípio era o Verbo, disse Deus. E logo em seguida vieram os erros de concordância. O mesmo Deus disse: Faça-se a Luz. Mas disse pra quem? E por que? Disse porque a palavra inaugura um mundo. Daí o termo o Céu da Língua: foi a língua, afinal, que nos pariu. Nos pariu como povo, mas também como humanidade.
 
O espetáculo mistura Stand Up Comedy com poesia falada e uma dramaturgia que costura tudo. Stand up poetry? Linguistic comedy? Como preferir. Gregorio prefere na nossa língua: Comédia Poética.
 
Dirigido pela atriz Luciana Paes, Gregorio descobre o poder da fala e nos lembra que o homem, nada mais é, do que um macaco que fala – e todas as outras diferenças derivam disso.

Aguenta ao Vivo | André Martins

6 de dezembro

Em Aguenta o conceito é simples, cada microfone representa uma passagem do tempo. Neste intrigante espetáculo, o André transitará entre os microfones para falar sobre o seu passado, presente e futuro. Todos nós já passamos pelo passado e constantemente pelo presente, mas seremos nós capazes de aguentar o futuro?

Tenho um Papel para Ti

7 de dezembro

Tenho Um Papel Para Ti’: uma comédia em que os actores apenas têm acesso ao texto que vão representar, no momento em que sobem ao palco. Assim, cada espectáculo será único: cada espectáculo uma sala; cada espectáculo um texto; cada espectáculo um elenco. Onde o público (que saberá a história antes dos actores) presenciará ao primeiro “ensaio de texto na mão”/estreia/e última representação de uma comédia, onde cada actor fará tudo para ter o seu melhor desempenho.

Tarzan o Musical

7 a 22 de dezembro

A história do homem da selva, é agora apresentada em musical, por um elenco com mais de 15 actores e cantores, bailarinos e acrobatas.  Com efeitos especiais de cortar a respiração, cenários fantásticos, voos e acrobacias, iremos viver intensamente as aventuras de Tarzan na selva Africana com os seus amigos!
 
Uma história de sobrevivência num ambiente agreste, na capacidade de adaptação e convivência salutar com o meio ambiente e com todos os seres vivos. Numa época em que a preservação dos habitats naturais e o cuidado especial com o equilíbrio dos ecossistemas são temas importantes e transversais a todas as gerações, é para nós relevante reforçar essa mensagem e contribuir com a nossa arte para a difundir.
Uma experiência imersiva com a utilização de novas tecnologias é o que pode esperar desta nova produção de Tarzan!

Fica Comigo Esta Noite

10 a 15 de dezembro

Numa pequena cidade, um funcionário de classe média/baixa morre de repente, depois de um farto almoço. A sua esposa não está presente e para ela o sentimento de perda soma-se ao da culpa porque estava fora de casa no momento fatídico.

 A notícia espalha-se, ela decide que o marido será velado na cama do casal, e não tarda em começar a receber visitas de amigos, vizinhos e parentes. Num turbilhão de sentimentos e perante toda a situação, ela apenas consegue lembrar-se dos episódios maus que passou com o marido. É então que, sem qualquer cerimónia, ele passa a ser espectador do seu próprio velório! Já sozinhos ele passa de espectador a interveniente e sem demoras decide questionar a sua própria mulher.

Eles discutem. Brincam. Põem em pratos limpos todas as desavenças, rancores e traições. Os mal entendidos acabam por ser desfeitos. As traições perdoadas e acima de tudo, os votos de amor renovados. Depois de uma noite de comédia e romance, quando ela abre a porta do quarto, já pode enterrar o seu marido em paz!  

PORTO | PORTÁTIL – PORTA DOS FUNDOS

16 de dezembro

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Portátil – Porta dos Fundos
“Portátil”, o espetáculo de comédia de improvisação dos Porta dos Fundos,  regressa a Portugal, desta vez com a atriz sensação do colectivo, Luciana Paes .

“Portátil” é uma criação de teatro de improviso da Porta dos Fundos, com encenação de Bárbara Duvivier. No elenco conta com os atores Gregorio Duvivier, João Vicente de Castro e Gustavo Miranda e com o músico e sonoplasta Andrés Giraldo. Cada espetáculo parte de uma entrevista com um convidado da plateia que dá origem a uma peça inteiramente improvisada, com uma narrativa estruturada.
O espetáculo pretende ser, para os integrantes do Porta dos Fundos, um lugar de invenção, de desdobramento, desenvolvimento dos atores e cumplicidade com a plateia.
No final, o resultado é um espectáculo rico na abordagem, englobando diversos registos, que certamente incluirão comédia, área onde o colectivo se destacou nos últimos anos, como fenómeno de popularidade junto do público português.

Comemoramos dez anos de portátil com o elenco brasileiro, como na primeira vez em que viemos em Portugal, em 2015. Sentiremos saudades da Ines, que virou mais que uma amiga, uma irmã portuguesa. Por outro lado, estamos felizes de trazer a Portugal, pela primeira vez, a Luciana Paes – essa atriz estupenda, pra mim a maior do nosso país, na minha geração. Tenho medo de Portugal não deixa-la voltar, como fizeram com nosso amigo Gustavo Miranda – que nós que trouxemos e nos foi roubado por vocês. Aviso desde já: a Luciana é nossa!” Gregorio Duvivier

Porto | Plágio ao Vivo

18 de dezembro

Julgadas e declaradas culpadas de apenas relatarem factos, Mariana Bossy e Mafalda Creative – as amigas verdadeiras – apresentam aquele que promete ser o espetáculo que mais ataques de ansiedade provocou no digital em Portugal. Depois de estarem presas num detox de redes sociais, aparecem agora naquele que pode ser o Renascimento do ano, onde veremos finalmente alguém superar o do Agir. Preparem-se para aquela que promete ser a melhor noite da vossa vida, a menos que sejam mencionados no palco. Já dizia o Windoh: “já paguei mais por coisas piores”. E quando perguntam qual a diferença entre este espetáculo e a Ex relação da Mafalda, a resposta é: este espetáculo vai ter momentos bons.

Chiado Comedy Club

18 de dezembro, 15 de janeiro, 16 de abril e 21 de maio

Pelos corredores das noites mais sombrias de comédia, foram criadas as famosas noites de humor negro do Chiado Comedy Club, onde nasceu este grupo de comediantes que partilham este amor em comum: Humor Negro. Escrevem sobre a desgraça, aproveitam-se do palco como solo sagrado, onde não há tabus e onde as verdades incovenientes são ditas. Tudo é abordado sem limites, sem escruplos, tendo como principais temas a morte, descriminação social, doença, violência, homofobia, genocidio, entre outras coisas engraçadas para se fazer no planeta terra. Para quê chorar da desgraça se podemos rir dela? Para eles, só existem 3 regras: Senta-te como um paraplégico, bate palmas como se tivesses parkinson, ri-te como se tivesses sindrome de down.

Telhados de Vidro

20 e 21 de dezembro

No original Skylight, Telhados de Vidro é um intenso e provocador drama contemporâneo, sobre poder, política e paixão.
Estreou em 1995, no National Theatre, em Londres, tornando-se rapidamente numa das mais bem-sucedidas peças de David Hare, com sucessivas produções ao longo dos anos, nomeadamente na Broadway.
A história passa-se numa noite fria. A jovem professora Clara, que vive num modesto
apartamento num subúrbio da capital, recebe a visita inesperada de Tomás, um carismático e bem-sucedido empresário, cuja mulher faleceu recentemente.
À medida que a noite avança, os dois tentam perceber porque é que o seu relacionamento, outrora apaixonado, terminou abruptamente. Clara e Tomás acabam por se envolver numa perigosa batalha de ideologias opostas e de desejos recíprocos.

PI100PÉ Especial de Natal 2024

26 a 30 de dezembro

O grande sucesso do “Pi100Pé Especial de Natal” continua a marcar presença anual no sentido de animar o fantástico público do Teatro Sá da Bandeira.

Os comediantes Fernando Rocha, João Seabra, Hugo Sousa e Miguel 7 Estacas, trazem novas rábulas, stand-up comedy, sketchs e anedotas, tendo como único tema: o Natal.

“Pi100Pé Especial de Natal 2024” é uma comédia popular com a garantia de proporcionar muitas e boas gargalhadas. Venha divertir-se connosco…

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem