Revista Sabe Bem (Setembro/Outubro) - PD

Teatro Nacional São João vai apoiar artistas ucranianos

Teatro Nacional São João vai apoiar artistas ucranianos

A invasão militar da Rússia à Ucrânia, um conflito que dura há já, precisamente, três semanas, tem provocado uma onda de solidariedade gigante em todo o mundo, incluindo em Portugal. No Grande Porto são várias as instituições que têm disponibilizado apoio aos refugiados ucranianos e o Teatro Nacional São João (TNSJ) anunciou, agora, o lançamento de um projeto especial.

Trata-se do “Ucrânia – Palco Livre”, uma iniciativa que pretende apoiar artistas e profissionais de cultura ucranianos que venham a instalar-se em Portugal. “O São João disponibilizou, de imediato, uma verba de 50 mil euros e ambiciona agora envolver várias empresas da região Norte do país, com o intuito de reforçar o orçamento do projeto”, anunciou a instituição.

No total, o teatro dirigido por Nuno Cardoso espera atribuir entre 20 a 40 bolsas de criação artística.

O projeto vai desenvolver-se sob dois eixos. Um primeiro que envolve a “atribuição de bolsas de criação artística a profissionais (de teatro, mas não só) que desenvolverão projetos no quadro da programação do São João, ou realizarão ‘workshops’ no âmbito do seu Centro Educativo” e um segundo, que diz respeito à “integração de atores e atrizes e outros profissionais de áreas técnico-artísticas teatrais na atividade do Teatro Nacional São João, nomeadamente nos seus projetos de produção”.

O montante é, atualmente, de 50 mil euros, mas poderá aumentar se mais pessoas se associarem ao projeto. Os interessados poderão fazê-lo através do e-mail [email protected].

Adicionalmente, a instituição portuense anunciou também que vai proceder à doação da receita dos espetáculos realizados no dia 27 de março, data em que se celebra o Dia Mundial do Teatro, à campanha Emergência Ucrânia, do Fundo das Nações Unidas para a Infância.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-carnepicadaangus&utm_campaign=sabordomes