
O Teatro Nacional São João (TNSJ) vai reabrir portas na segunda quinzena do mês de outubro, depois de concluídas as obras de reabilitação que levaram ao fecho do equipamento em março.
A informação foi avançada na quarta-feira por Pedro Sobrado, presidente da instituição, aquando da apresentação da programação para abril-julho.
A reabertura contará com diversas iniciativas, nomeadamente uma “exposição sobre os 100 anos de história do edifício-sede que explora a arquitetura e os diferentes fins do espaço e aborda, ainda, questões como a relação com a cidade e a história do país”, avança a Agência Lusa, citada pelo Observador.
Adicionalmente, será também promovido um colóquio internacional sobre os teatros nacionais na Europa. A iniciativa está agendada para os dias 22, 23 e 24 de outubro.
Em declarações aos jornalistas, o responsável afirmou que o investimento de 1,5 milhões de euros no TNSJ vai preparar o equipamento “para, pelo menos, mais 25 anos de atividade permanente e ininterrupta”.
Entre as principais intervenções estão intervenções gerais em equipamentos, “ações ligadas à segurança contra incêndios, renovação de paredes e pavimentos e tetos”, lê-se ainda.
Note-se que apesar de estar atualmente encerrado, Pedro Sobrado sublinhou que o TNSJ continua com a sua atividade na cidade, no Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória, e “fora de portas” em Bragança, Cabo Verde, Espanha e Luxemburgo.
A intervenção em causa está integrada numa candidatura global a verbas do programa Norte 2020, “Reabilitação do Teatro São João e Programa Comemorativo do seu Centenário”, no valor total de cerca de 2,3 milhões de euros, 85% dos quais financiados por fundos comunitários.
À verba de 1,5 milhões de euros para obra, soma-se ainda 502 mil euros para renovação do parque técnico e 350 mil para o programa comemorativo dos 100 anos do teatro.
Foto: TUNA