Após 9 meses de trabalhos de reabilitação e modernização dos espaços, o Teatro Nacional São João (TNSJ) reabre ao público já no dia 22 de outubro.
Assim, o próximo fim-de-semana, foi programado para contar a história envolta dos 100 anos do espaço, com uma exposição.
Em simultâneo, decorrerá a pré-apresentação do novo espetáculo de Nuno Cardoso.
A exposição “10 Atos 100 Anos”, com curadoria de Gabriela Casella, retrata a vida e obra do TNSJ, através dos seus dez momentos mais marcantes. As obras ocuparão o salão Nobre até 27 de março de 2022, data simbolicamente marcada por ser o Dia Mundial do Teatro.
Já a peça de Nuno Cardoso, “Lear”, um original de William Shakespeare, será apresentado em três sessões: sexta-feira, dia 22, às 22 horas, sábado, dia 23, às 19 horas, e domingo, dia 24, às 16 horas. A entrada é gratuita e os bilhetes devem ser levantados na bilheteira do TNSJ.
Durante estes três dias o local albergará também o encontro “Teatros Nacionais: Missões, Tensões, Transformações”. O colóquio internacional tem curadoria (e moderação) da jornalista Inês Nadais e contará com a presença de vários encenadores e representantes de Teatros Nacionais de diferentes países.