PUB
Philips S9000

Teatro Nacional São João já anunciou a programação da próxima temporada

Teatro Nacional São João já anunciou a programação da próxima temporada

O Teatro Nacional São João (TNSJ) revelou, esta terça-feira, a programação para a temporada de janeiro a julho de 2024. De Shakespeare e coproduções internacionais, às comemorações dos 50 anos do 25 de abril, é vasta a oferta que este espaço emblemático da cidade Invicta tem para oferecer.

“A nova temporada traz sete estreias absolutas, entre as quais duas novas produções próprias e cinco coproduções”, anuncia o TNSJ em comunicado.

Da vasta programação, destaque para o ciclo “Outro Shakespeare”. De janeiro a março, o Teatro Carlos Alberto é palco de três coproduções do TNSJ que dão outra vida às obras do dramaturgo inglês.

Entre os dias 18 e 21 de janeiro, o encenador Marco Paiva apresenta um “Ricardo III” em Língua Gestual Portuguesa e Espanhola, legendado em português, com um elenco formado por intérpretes dos dois países.

Segue-se, de 15 a 18 de fevereiro, “Outra Tempestade”. De Carlos J. Pessoa, a encenação “oferece horizonte à última das peças de Shakespeare, A Tempestade, que Aimé Césaire transfigurara já em Uma Tempestade (1968)”.

Já em Hamlet, L’Ange du Bizarre, Miguel Moreira propõe “um espetáculo híbrido, que combina teatro, dança e mais qualquer coisa indefinível, vinda talvez do universo muito particular de Edgar Allan Poe”, em cena de 29 de fevereiro a 3 de março.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Foto: TUNA_TNSJ

De referir, ainda, as comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, com um “programa especialmente dedicado à efeméride”. De acordo com a mesma fonte, Nuno Cardoso, numa produção do TNSJ, leva à cena aquele que é considerado o grande romance sobre o 25 de Abril: Fado Alexandrino, de António Lobo Antunes.

O espetáculo, que nasceu da parceria com o Teatro Circo de Braga, o Teatro Aveirense e o Centro Cultural de Belém, estará patente de 5 a 28 de abril, no TNSJ, seguindo, depois, numa digressão nacional por Lisboa, Aveiro, Braga e Faro.

Ainda sob o mote da celebração da Revolução dos Cravos, O Teatro Carlos Alberto recebe, entre os dias 11 e 27 de abril, o espetáculo “O 25 de Abril Nunca Aconteceu”, com texto e encenação de Ricardo Alves, e “Quis Saber Quem Sou”, com texto e encenação de Pedro Penim, de 31 de maio a 1 de junho.

Por sua vez, o Mosteiro de São Bento da Vitória acolhe dois concertos da terceira edição do ciclo MUSICAL-MENTE, uma parceria do TNSJ com o DSCH – Schostakovich Ensemble. “Na antecâmara do cinquentenário do 25 de Abril, os concertos desta edição são antecedidos por prelúdios políticos”, informa o comunicado, sendo que “a 15 de fevereiro o prelúdio cabe ao político Paulo Rangel e a 27 de março à historiadora Irene Pimentel”.

Foto: TUNA_TNSJ

Pode consultar a programação completa, aqui.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem