Philips

Teatro Nacional São João estreia-se em Cabo Verde

Teatro Nacional São João estreia-se em Cabo Verde

Depois de ter sido apresentado, na semana passada, em Madrid, “Bella Figura” – espetáculo a partir do texto de Yasmina Reza, com encenação de Nuno Cardoso, diretor artístico do Teatro Nacional São João (TNSJ) – chega, esta noite, ao palco do Centro Cultural do Mindelo, na abertura da 25.ª edição do Mindelact, o mais importante festival de artes cénicas da África Ocidental e um dos mais importantes de todo o continente africano.

Esta é a primeira vez que o TNSJ apresenta uma produção própria num país africano de língua oficial portuguesa, representando, assim, o primeiro resultado do programa de cooperação, assinado em setembro, entre o TNSJ, Ministério da Cultura de Portugal e Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde.

A apresentação de “Bella Figura” é seguida, na quinta-feira, pela estreia de “Achadiço”, um solo de Nuno Cardoso concebido especialmente para Cabo Verde, num “misto de conferência, performance e aula autobiográfica sobre teatro e dramaturgia”, realça o comunicado enviado à VIVA!. Além das apresentações em Mindelo, os dois espetáculos também poderão ser vistos na Cidade da Praia, capital do país, nos dias 9 e 10 de novembro, respetivamente, no Auditório da Assembleia Nacional e no Palácio da Cultura Ildo Lobo.

De referir que a presença do TNSJ em Cabo Verde se faz, também, através de audições a atores cabo-verdianos, que visam o desenvolvimento de um novo projeto partilhado pelos dois países, a anunciar no início de 2020.

Foto: João Tuna

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes