CIN - Branco Perfeito

Teatro Nacional São João estreia “Ensaio Sobre a Cegueira”

Teatro Nacional São João estreia

A peça de José Saramago “Ensaio Sobre a Cegueira” vai estrear no Teatro Nacional São João (TNSJ) esta sexta-feira, dia 10, pelas 19h00.  Depois de em 2004 estar a assistir à peça na plateia, o encenador e atual diretor artístico do TNSJ, Nuno Cardoso, revisita a obra de um dos maiores nomes da literatura portuguesa.

A peça a partir do romance de José Saramago, publicado em 1995, chega num momento pós-pandémico, em que é retratado um mundo ficcionado em que quase todos ficam cegos, numa epidemia que conduz à discriminação e isolamento dos infetados. Nuno Cardoso afirma, conforme a publicação da Time Out, que “o conjunto de circunstâncias que nos assola com a Covid-19 fez com que o projeto ganhasse um sentido um bocadinho quase premonitório”.

“Há um conjunto de simbologias, de convenções que não necessitamos de fazer. Porque o público compreende perfeitamente. Não precisamos de ilustrar o que é o isolamento porque o público sofreu o isolamento. Isso também lhe dá outra dificuldade, que é a de resistir à tentação de colar isto à circunstância. Não é uma circunstância. Nem a cegueira de que nos fala [o autor]. É uma cegueira metafórica”, explica.  

A peça surge num ano marcado pelas celebrações do centenário do nascimento do Nobel da Literatura português e esse é mais um motivo para levá-lo à cena, até porque “o teatro de Saramago é pouco representado”, sublinha o encenador. No TNSJ, vários textos saramaguianos foram recentemente revisitados num projecto do centro educativo, “Visitações: A Viagem de Saramago”.

O “Ensaio Sobre a Cegueira” estará em cena no Porto até dia 19 de junho e depois segue para as cidades de Barcelona (Teatro Nacional da Catalunha, 29 Set-30 Out), Aveiro (Teatro Aveirense, 3 Dez) e Braga (Theatro Circo, 25-26 Nov).

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes