Diz-se que a cultura é a alma de um povo. Por isso mesmo, no Porto, a cultura celebra-se e apoia-se. Assim sendo, o Teatro Nacional São João (TNSJ) assinala o Dia Mundial do Teatro, a 27 de março, com um programa recheado de atividades que convidam o público a mergulhar no universo da arte dramática.
Manhã dedicada à descoberta dos bastidores
As comemorações arrancam cedo, por volta das 10 horas da manhã, com visitas guiadas aos bastidores do Mosteiro de São Bento da Vitória e do Teatro São João. Trata-se, assim, de uma oportunidade única para conhecer de perto estes monumentos nacionais e desvendar os segredos da produção teatral.
Não é propriamente arriscado dizer que há sempre algo de místico em ir ao teatro. Tentamos imaginar o que se passa atrás do palco, as movimentações, toda a envolvência. A boa notícia é que, no dia 27 de março, não será preciso imaginar. Os participantes poderão explorar os espaços onde a magia acontece, desde os camarins e os palcos até às oficinas e salas de ensaio.
Ensaio aberto de “Fado Alexandrino” oferece experiência imersiva
À tarde, passamos diretamente à ação. Quer isto dizer que o público terá a oportunidade de assistir a um ensaio técnico aberto de “Fado Alexandrino”, que é uma nova produção do Teatro Nacional São João com encenação de Nuno Cardoso.
A peça, inspirada na obra homónima de António Lobo Antunes, estreia no dia 5 de abril. O ensaio aberto permitirá que os espectadores assistam ao processo criativo em curso, presenciando a interação entre os atores, o diretor e a equipa técnica. Esta será, no fundo, uma experiência imersiva que proporciona um olhar privilegiado sobre o nascimento de um espetáculo. Fascinante, certo?
Leituras encenadas “Crepúsculo” refletem sobre os desafios da democracia
Neste dia de celebração do Teatro, a noite também tem novidades para os portuenses. Isto porque as festividades terminam com “Crepúsculo”, um conjunto de leituras encenadas que abordam os perigos que ameaçam a democracia.
Traduzindo isto por “miúdos”, teremos quatro jovens dramaturgos europeus – Francesca Lancelotti (Itália), Gurshad Shaheman (França/Irão), Stuer Dhaenens & Vanden Broecke (Bélgica) e Denise Duncan (Espanha) – a apresentar os seus textos, interpretados por Afonso Santos, Catarina Lacerda, Joana Petiz, João Melo, Mafalda Lencastre e Nuno M Cardoso.
As leituras encenadas convidam o público a refletir sobre temas (cada vez mais) importantes, nas sociedades em que vivemos. O Teatro Nacional São João prepara-se, assim, para celebrar mais um Dia Mundial do Teatro repleto de atividades, a 27 de março.