CIN - Branco Perfeito

Teatro Municipal do Porto retoma programação em setembro

Teatro Municipal do Porto retoma programação em setembro

Devido à pandemia Covid-19, o Teatro Municipal do Porto (TMP) suspendeu a sua programação entre março e julho, mas os 22 espetáculos e concertos que estavam agendados para este período serão integrados na próxima temporada 2020/2021.

O TMP vai regressar à sua atividade em setembro, “caso as regras sanitárias impostas na ocasião assim o permitam”, integrando na nova temporada todos os espetáculos não apresentados entre março e julho de 2020, abrangendo os projetos que seriam apresentados no TMP no âmbito do Festival Dias da Dança.

“O Teatro Municipal do Porto assume assim a totalidade dos compromissos com artistas e companhias, salvaguardando desta forma o reagendamento de toda a programação anunciada e indo ao encontro das expectativas dos artistas e do público”, lê-se no portal de notícias da Câmara do Porto.

Entre os espetáculos nacionais reagendados, destaque para as estreias de “Estro/Watts – Poesia da Idade do Rock”, do Teatro Experimental do Porto em colaboração com o músico Paulo Furtado (7 e 8 de novembro de 2020); “Noite de Primavera”, do Teatro Nova Europa (21 a 24 de janeiro de 2021, como parte integrante do 89º aniversário do Rivoli) e “Lágrimas de Crocodilo”, dos Jovens Artistas Associados do TMP, Guilherme de Sousa e Pedro Azevedo (dezembro 2020, no âmbito do Foco Famílias).

No que se refere aos espetáculos internacionais, “Canzone per Ornella” e “Postcards from Vietnam”, do coreógrafo alemão Raimund Hoghe, terão estreia em Portugal, no Teatro Rivoli, nos dias 14 e 16 de janeiro de 2021, respetivamente; dias 11 e 12 de junho de 2021 serão apresentados “For four walls”, “RainForest” e “Sounddance”, programa apresentado pelo CCN – Ballet de Lorraine em comemoração do 100º aniversário de Merce Cunningham. “Anne Teresa de Keersmaeker – coreógrafa e fundadora da companhia belga Rosas – também regressará ao Rivoli em 2021, nos dias 12 e 13 de março, bem como o marionetista francês Renaud Herbin, que apresentará ‘L’écho des creux (Eco oco)’, em data a anunciar. A peça do suíço Martin Zimmermann, ‘Eins Zwei Drei’, é a única exceção, transitando para a temporada 2021/2022”, avança o Porto..

A próxima temporada do TMP vai incluir também “Ready”, da companhia de circo contemporâneo Erva Daninha (18 e 19 setembro de 2020), e “Pour le meilleur et pour le pire” , de Cirque Aital (30 de junho de 2021) – inicialmente programados no âmbito do Trengo – Festival de Circo do Porto -, assim como “Boas Memórias”, de Patrícia Portela (dezembro de 2020, também no âmbito do Foco Famílias), e “Passos em Volta”, da companhia João Garcia Miguel (em data a anunciar em março de 2021).

Dia 24 de outubro, Capicua apresenta no Rivoli o seu mais recente álbum “Madrepérola”. No dia 29 desse mês, Pedro Tudela e Miguel Carvalhais regressam para um concerto no ciclo “Understage”.

A KISMIF Conference, inicialmente agendada para julho, foi adiada para dias 6, 7 e 8 de julho de 2021, no Teatro Rivoli. Organizado pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP, Portugal) em parceria com a Câmara Municipal do Porto, o encontro bienal visa debater e partilhar questões relacionadas com as culturas underground e as práticas DIY (Do-it-Yourself).

As Quintas de Leitura, Modos de Ocupar e Cafés Literários, assim como os projetos desenvolvidos em parceria com a Matéria Prima, Lovers and Lollypops e Amplificasom (Understage), Companhia Instável (Palcos Instáveis), Medeia Filmes (Ver Primeiro), Universidade Lusófona do Porto (Olhares da Terra) e Curso de Música Silva Monteiro (Novos Talentos), retomarão a sua programação regular a partir do mês de setembro, tal como todas as atividades paralelas aos espetáculos.

De recordar que todos os bilhetes adquiridos para os espetáculos que seriam apresentados entre os meses de março e julho de 2020 são válidos para as novas datas anunciadas.

Para mais informações sobre questões de bilheteira, contacte o TMP através do e-mail [email protected]

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem