No ano em que assinala 70 anos de vida, o Teatro Experimental do Porto apresenta à cidade uma exposição inédita que vai revisitar todo o seu arquivo. Fotografias, elementos cenográficos, figurinos, adereços e cartazes são alguns dos documentos que vão poder ser contemplados na exposição que inaugura no próximo sábado, 16 de dezembro, no Museu do Porto.
“70 anos TEP – Um arquivo vivo” é o nome da mostra promovida por aquela que é a companhia de teatro mais antiga do país e que se estreou, pela primeira vez, em 1953.
“Contar a história do TEP é também contar a história da cidade do Porto e do país. Passaram pelo coletivo algumas das figuras mais carismáticas da cultura portuguesa e foram apresentadas obras dos principais autores nacionais e estrangeiros”, destaca a entidade, na sua página de facebook.
Segundo adianta, a história, apresentada em sete núcleos, será narrada com “alguns dos mais importantes e emblemáticos materiais do seu acervo: desde fotografias de cena a elementos cenográficos, figurinos, adereços, cartazes, programas e documentação variada”.
Durante a exposição, que estará patente até 27 de março, data em que se assinala o Dia Mundial do Teatro, serão ainda recordados “os associados e amigos do CCT-TEP, que tanto contribuíram para a salvaguarda do seu património histórico, artístico e humano”.
A inauguração de “70 anos TEP – Um arquivo vivo” está marcada para as 16h00 no Museu do Porto, instalado no Palacete dos Viscondes de Balsemão.
Foto: José Caldeira (Facebook TEP)